segunda-feira, 7 de outubro de 2019

CONSELHEIROS TUTELARES DE MARICÁ SÃO ELEITOS


No domingo 07 de outubro, aconteceu em todo o Brasil, a escolha dos novos Conselheiros Tutelares e Maricá, não ficou de fora.

Em 22 (vinte e dois) pontos de votação, que funcionaram das 8 às 17 horas, a exceção do local de votação no Espraiado onde as eleições começaram às 10 horas e terminaram às 18 horas, cerca de sete mil pessoas votaram voluntariamente nos 26 candidatos dos dois conselhos tutelares de Maricá (15 no Conselho Tutelar 1, que abrange o primeiro e segundo distrito e 11 no Conselho Tutelar 2, que abrange os terceiro e quarto distritos). Foram validados 6640 votos.


Marcado para começar por volta das 19 horas, as apurações (manuais), só começaram às 20:48 h e terminaram por volta das 23 horas, após recontagem de duas urnas do CT2.

Segundo o representante da Vara da Família, Infância e Juventude, Dr. Sérgio Pereira, todo o processo foi tranquilo, com total lisura e sem nenhum incidente, bem diferente do último pleito que aconteceu em 2015.

Dr. Sérgio e Dr. Allan

Já o Presidente do CMDCA - Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente, Dr, Allan Christi, bem antes do resultado final, em conversa com o jornalista Pery Salgado e com o representante do Ministério Público, cravou o número de 7 mil votantes (o voto não foi obrigatório) e informou estar muito satisfeito com este lindo exercício de democracia que aconteceu em Maricá no domingo dia 06.


Nenhuma autoridade pública esteve presente nas apurações que aconteceram na quadra do colégio Joana Benedcita Rangelo, no centro de Maricá. Apenas um agente público (o vereador Dr. Richard Alter Seal) esteve presente no início das apurações, que contou com reforço de policiais do PROEIS e agentes da Guarda Municipal de Maricá, porém, tudo ocorreu na maior tranquilidade.

Da imprensa, apenas o jornalista Pery Salgado (Barão de Inohan e CulturarTEEN) e Paulo Celestino (Gazeta RJ) estiveram presentes nas apurações.

Após as apurações foram eleitos os seguintes Conselheiros Titulares:


Conselheiros Tutelares I eleitos.
Titulares: Tatiana Toste com 762 votos, 
Mariana Santos com 663 votos, 
Renata de Matos com 626 votos, 
Jorge Márcio com 545 votos e Alan Fidelis com 469 votos.

Suplentes: Lilian Fonseca (383), Paula do Nascimento (303), Bernardo Valente (286), Rosângela Nogueira (259) e Rosilene Almeida (227).


Conselheiros Tutelares II eleitos.
Titulares: Martina Barros com 434 votos, 
Priscila de Conceição com 329 votos, 
Fábia Menezes com 249 votos, 
Janice Póvoa com 235 votos e Valéria Barreto com 162 votos 

Suplentes: Ludmilla Fontoura (153), Sandra Regina de Jesus (143), Darcy de Souza (140), Rosângela Quintanilha (127) e Patrícia da Costa (115).

Todo o processo de eleição teve a supervisão do Ministério Público Estadual com apoio da Secretaria de Assistência Social de Maricá, cujo secretário é Jorge Castor.