quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

MANU MANUELA E MARINE EM SÃO JOSÉ RECEBEM URBANIZAÇÃO


Uma semana depois do início da pavimentação das ruas do loteamento Manu Manuela, a autarquia de Serviços de Obras de Maricá avança com o benefício no bairro. Nesta segunda-feira (14/1), foi a vez da Rua 11 ganhar um novo piso. De acordo com o órgão, a equipe seguirá com o trabalho em outras vias da localidade nesta semana.

Os moradores demonstraram sua satisfação com a melhoria. O advogado Luiz Fernando Moura, de 53 anos, filmava com seu celular todo o trabalho realizado na rua para a qual se mudou há pouco mais de um ano. “Quando escolhemos morar aqui, já sabíamos que havia um projeto de asfaltamento, que agora vemos acontecer. Todos aqui estamos bem felizes com esse trabalho”, afirmou ele, que veio do bairro do Colubandê, em São Gonçalo.


Na semana passada, a Rua 10 foi a que recebeu o asfalto, ao passo que as outras foram sendo preparadas. Em julho, toda a região recebeu uma ação de drenagem para escoamento das águas pluviais em direção ao canal que corta o loteamento.

Asfalto e drenagem valorizam a região do Marine, em São José de Imbassaí


A região lagunar do Marine, em São José de Imbassaí, vem recebendo uma atenção especial nos últimos meses da Prefeitura, com a pavimentação de diversas ruas e outras intervenções. Desde o último sábado (12/01), uma nova etapa de asfaltamento foi iniciada e beneficia as ruas Itaparica, Atalaia, Cassiporé e parte da Itapagé. O trabalho vai seguir ao longo desta semana.

Na semana passada, a parte interna do bairro já tinha recebido pavimentação em uma série de ruas como Ilha Bela, Juruá, Iguapé e Oiapoque. As ações da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) estão sendo bem recebidas pelos moradores, como Glória Maria Pereira da Silva, de 68 anos, que lembrou o passado na localidade. “Quando chovia, nós precisávamos sair com dois calçados por conta da lama. No calor, era uma poeirada pela casa toda, agora este asfalto é uma bênção”, contou Glória Maria.

Uma das vias que já recebeu asfalto, a Rua Itaparica tinha passado por uma ação de drenagem em março que acabou com uma série histórica de enchentes nos dias de chuva. “Minha casa sempre ficava inundada, mas isso acabou e o asfalto só complementa”, garante a diarista Ivonete Furtado, de 46 anos. A mãe dela foi uma das primeiras moradoras da região há 43 anos e não escondia a satisfação. “Achei que ia morrer sem ver isso bonito assim. Estou muito feliz com essa obra”, afirmou Maria Nunes Nascimento, de 78 anos.

Perto dali, na Avenida Marajó, está bem adiantada a instalação das estruturas pré-moldadas que complementam a macrodrenagem que passa sob a pista da rodovia RJ-106. As estruturas seguem o curso beirando a via até a altura da Estrada Real de Maricá, onde a pequena ponte sobre o canal será retirada para dar lugar a uma nova passagem. Em seguida, terá início a urbanização de ambas as vias (Avenida Marajó e Estrada Real) até a entrada do condomínio Bosque de Itapeba, o que vai consolidar um corredor alternativo de trânsito de aproximadamente dez quilômetros entre o loteamento Manu Manuela e o Centro da cidade, terminando na ponte da Mumbuca.

 Fotos de Clarildo Menezes e Elsson Campos