domingo, 7 de outubro de 2018

DEPOIS DO FURTO DA VAN DA ANDEF, OUTRA VAN DE PROJETO SOCIAL É ROUBADA

Van de Projeto social que ajuda mulheres em Maricá, é levada por bandidos


Uma van do projeto Tecendo Redes, do Movimento de Mulheres de São Gonçalo (MMSG), que iria realizar trabalho de prevenção contra violência em Maricá e região, foi roubada, no bairro de Vista Alegre no Rio de Janeiro.

Segundo Marisa Chaves, fundadora do MMSG, dois assaltantes teriam rendido o motorista do veículo e o fizeram de refém.  O funcionário foi deixado próximo ao viaduto do bairro Apollo III em São Gonçalo. Já o veículo seguiu sentido Itaboraí. A van é da marca Renault, modelo Master Mbus L3H2, de cor branca e tem placa LTI 5367, além de estar adesivada com o nome do projeto.

“O Movimento de Mulheres hoje perde o seu carro utilitário van que foi adquirido para realização de trabalho de prevenção a violência em São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. Através do projeto Tecendo Redes, estamos desde novembro do ano passado realizando ações de sensibilização de professores e alunos do ensino fundamental, na perspectiva de articularmos esforços para que não haja mais violência baseada no gênero contra criança e adolescente”, disse Marisa.

Ainda segundo Marisa, a perda da van representa a paralisação das atividades de campo, já que eles precisam do veículo para atender às solicitações que escolas realizam e  que as unidades socio-assistenciais pedem.

“Espero que a polícia militar e a polícia civil se dediquem na localização do carro. Nós precisamos dessa van o quanto antes para que esse trabalho, que já é tão difícil de ser realizado, não seja interrompido”, informou. O caso foi registrado na 74ª DP (Alcântara).

Van adaptada para cadeirantes é furtada em Niterói

Veículo da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) estava estacionado no Cubango

Uma van adaptada para deficientes físicos cadeirantes foi furtada nesta sexta-feira (28) na Rua Noronha Torrezão, no Cubango, em Niterói. O veículo, que pertence à Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), foi furtado após o motorista ter estacionado próximo à sua residência. Ao retornar, no dia seguinte, a van havia sido levada. De acordo com o coordenador de gestão da instituição, João Batista Carvalho e Silva, cerca de 200 atletas estão sendo impactados com o furto. O veículo é o único com adaptação especial para cadeirantes e é responsável por levar atletas para os campeonatos esportivos.

“O nosso motorista iria sair cedo de casa pois levaria, pela manhã, algumas pessoas no Centro do Rio. Por isso ele foi para casa com o veículo. E fomos surpreendidos com esse acontecimento. Dia 11 de outubro terá uma competição de halterofilismo e já estamos pensando em como vamos fazer para realizar o transporte desses atletas para a competição. Certamente teremos que buscar parcerias. Alugar um carro com esse tipo de adaptação custa muito caro”, explicou. 

O disse ainda que o veículo foi doado há cerca de quatro anos e era o único adaptado na instituição. 

“Temos outro veículo, mas não possui as mesmas condições. O veículo é extremamente útil para nós, pois era equipado com um elevador que nos possibilitava o transporte de atletas. Em um primeiro momento, achávamos que a van tinha sido furtada por criminosos querendo se deslocar de um lugar para outro e que íamos encontrar depois. Mas já se passaram quatro dias e até agora não apareceu. É lamentável que isso tenha acontecido. Por conta da crise que enfrentamos, nós não conseguimos pagar o seguro. Quando tínhamos o seguro, a van possuía um rastreador, que não foi tirado. Inclusive, entramos em contato com a empresa, para saber se eles conseguiriam ativar para tentarmos descobrir o paradeiro do veículo. Estou esperando o retorno da empresa”, afirmou. 

O coordenador chegou a fazer um apelo para que o veículo seja encontrado. 

“Quem pegou que devolvesse, ou quem tiver informações que nos avise. Precisamos muito desse veículo. Por isso, vamos rezar para que a gente consiga encontrá-la”, disse. A ocorrência foi registrada na 77ª DP (Icaraí).