terça-feira, 5 de dezembro de 2017

SUPERMARKET DO CENTRO DE MARICÁ COMETE UMA SÉRIE DE "ERROS DE SISTEMA" NOS PREÇOS PRATICADOS

Acordo garante produto de graça em caso de preço diferente na gôndola e no caixa dos supermercados


TV COPACABANA - O mesmo erro vem ocorrendo seguidamente do Supermarket LOJA DO CENTRO de Maricá e sempre a favor da empresa (claro).
Mais uma vez na tarde da segunda feira (04/12), uma consumidora que já passou pelo mesmo problema e sempre ouvindo a mesma desculpa, "ERRO DO SISTEMA", levou novamente o fato à gerência do estabelecimento. Por 3 vezes seguidas essa consumidora foi passar com seu carrinho de compras (cheio), e a caixa vai fazendo a leitura das mercadorias (são poucas pessoas que ficam acompanhado o valor que vai sendo registrado durante a compra e o pagamento). Como essa consumidora já estava receosa de acontecer a mesma situação, ficou atenta, e quando foi passar um saco de manga onde na bancada estava o valor R$ 3,99 (o quilo), o caixa registrou o valor de R$ 5,75 (o quilo). Procurado a gerência, o gerente em serviço veio com a resposta de sempre: "DESCULPE FOI UM ERRO DO SISTEMA". O curioso é que o erro é sempre a favor do mercado nunca do consumidor.
No dia seguinte da inauguração desta unidade no centro de Maricá (depois de belissimo buffet para convidados), o jornalista Pery Salgado em companhai do jornalista Ricardo Cantareli registraram fato idêntico ao relatado (talvez o primeiro de uma grande série), mas o gerente em serviço (muito atencioso), disse que todos os produtos vendidos no local são averiguados diariamente e que estes ERROS DE SISTEMA são raros (não é o que estamos vendo por aqui) e prontamente corrigiu o erro encontrado pelos jornalistas. Mas o que infelizmente vemos é que os erros continuam e vem aumentando em progressão aritmética.

Sendo assim é bom o consumidor ficar ATENTO para não ser pego pelo "erro do sistema" onde suas compras irão ficar mais caras.
DECON - Delegacia do Consumidor
Telefone de Plantão: 2582-7362/ 2582-7361.


ACORDO DO PRODUTO GRATUITO É DE 2014


Desde 15 de janeiro de 2014, o consumidor que encontrar valores divergentes entre o preço anunciado na gôndola e o registrado no caixa de mais de 300 supermercados do Estado do Rio poderá levar o produto de graça. Batizada de “De olho no Preço”, a campanha é resultado de um termo de compromisso firmado entre a Defensoria Pública do Rio, os órgãos do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor e das associações estadual e brasileira de supermercados (Asserj e Abras).

- Quando fazemos uma mudança de preço no sistema, às vezes, por falha de um funcionário, o preço na gôndola demora a ser atualizado, e aí acontece o erro. O consumidor que estiver atento e verificar a diferença ao passar os produtos no caixa será gratificado com a gratuidade - ressalta Aylton Fornari, presidente da Asserj.

Para ter direito a levar o produto sem pagar por ele, o consumidor deve identificar a diferença de preço antes de fazer o pagamento, e procurar o gerente ou o responsável pelo estabelecimento para informá-lo sobre o problema. Independentemente da quantidade que deseja levar do produto encontrado com preço diferente, o consumidor receberá apenas uma unidade gratuita. Ou seja, se o cliente quiser comprar mais de uma unidade, a primeira sairá de graça, mas as demais terão o menor preço computado.

A iniciativa não contempla produtos das seções de têxteis, eletroeletrônicos, áudio e vídeo ou equipamentos para veículos.

Os supermercados que integram a campanha SÃO identificados com cartazes.