domingo, 26 de março de 2017

HÁ 95 ANOS ATRÁS NASCIA EM NITERÓI O PARTIDO COMUNISTA


Há quem assegure que a reunião de fundação, em 1922, aconteceu num prédio próximo à segunda sede do Canto do Rio FC. Mas contava o falecido advogado Paulo Dias que as primeiras reuniões preparatórias aconteceram no aristocrático bairro de Icaraí, onde também viveram grandes expressões do “partidão”, como Lincoln Cordeiro Oest (rua Mem de Sá ) e o construtor Rubem Gwayer Wanderley (rua Gastão Ruch), integrantes da direção nacional e estadual até a eclosão da revolta militar de 1964,
Figuras de grande projeção nacional e internacional, tiveram marcante passagem em Niterói, como Luis Antonio Pimentel e Oscar Niemeyer, que eram pré-adolescentes naquela época. 

Na época do regime militar estiveram presos no Caio Martins, acusados como comunistas, Roberto Paiva Muniz, Ervino Kwasinsky, Jairo Mendes, Werner Lowenthal, Trifino Correa, Hernani Perissé, Tarcisio Tupinambá, Manoel Picanço Goulart, Paulo Pimentel, Irênio de Mattos Pereira, Octacilio Pereira, Paulo Quevedo, Manoel Martins e outros que assinaram o livro de sonetos de Ezíquio Araujo (ex-diretor de “A Tribuna”), que teve sua noite de autógrafos no “presídio” do Caio Martins, em 22 de abril de 1964 .


Esta raridade, com as assinaturas de 25 dos presos, compõe o acervo histórico de “A Tribuna”.Há 95 anos nascia em Niterói o Partido Comunista.

Luis Jourdan Amora - A TRIBUNA


N.R.: O Partidão como era conhecido, foi fundado em 25 de março de 1922 (94 anos), mas foi registrado apenas em 9 de maio de 1996 (20 anos) com a ideologia do Comunismo Marxismo Marxismo-Leninismo Anti-capitalismo Socialismo Revolucionário