sexta-feira, 24 de junho de 2016

TRE DE OLHO NO FESTIVAL DA UTOPIA

Festival de Maricá desperta atenção da Câmara e do TRE

Gasto com passagens aéreas é questionado. 
Propaganda eleitoral será fiscalizada

O Festival Internacional da Utopia, promovido pela Prefeitura de Maricá, que começou nesta quarta-feira (22) e vai até domingo, dia 26, será acompanhado por fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com TRE, uma equipe de fiscalização da propaganda eleitoral estará presente no local. 

Além disso, os vereadores da bancada de oposição da Câmara, questionam o fato do prefeito Washington Quaquá (PT), ter gasto R$ 1 milhão de reais, publicada no Diário Oficial no dia 15 de junho, com passagens aéreas para convidados do festival. 


Para o presidente da Câmara de Vereadores de Maricá, Valdevino Costa da Silva (PP), a realização desse festival é um grande erro. 

“A saúde de Maricá está agonizando e o prefeito gasta R$ 1 milhão só com passagens aéreas. O hospital municipal não tem um aparelho de ressonância, faltam ambulâncias. Ou seja, esse dinheiro deveria ser investido em algo que beneficiasse todo o município”, afirmou. 

O vereador Luis Felipe (PSD), disse que a realização do festival é uma maneira de fazer política antecipada. 

“Eu fui contra todo esse absurdo desde quando esse gasto de passagem aérea foi votado. Está muito claro que esse festival tem um ligamento partidário e só não vê quem não quer. É um gasto desnecessário e absurdo. Sem contar, que com a decretação do ponto facultativo a cidade vai praticamente parar durante todos esses dias. Temos uma escola municipal aqui, a Joana Benedita Rangel, que vai ficar uma semana sem aula, porque o pessoal do Movimento dos Sem Terra  (MST), ficará alojado no local. Isso é lamentável”. 
Segundo o TRE, os juízes responsáveis pela fiscalização da propaganda eleitoral encaminham os relatórios das operações de fiscalização ao Ministério Público Eleitoral, a quem compete propor medidas judiciais, se julgar cabível. 

Procurada, a prefeitura de Maricá, não se manifestou.