Em entrevista à imprensa de Maricá na noite da sexta feira 17 de junho, o pré-candidato Marcelo Delaroli afirma que está tranquilo quanto ao resultado da pesquisa, que na verdade mostra o destempero e desespero do atual prefeito - Washington Siqueira - em relação aos rumos que a ainda pré-campanha vem tomando.
Marcelo também afirmou que tomará todas as medidas cabíveis para que a verdade seja mostrada à população.
Durante a entrevista Marcelo falou: "Todos nós fomos surpreendidos com uma pesquisa divulgada pelo jornal O Dia, onde o candidato do governo aparece à frente na intenção de votos em Maricá. Fiz questão de me pronunciar sobre este absurdo que reflete o desespero e total irresponsabilidade do PT de Maricá. Quem acompanha as ruas e está ao lado do cidadão diariamente como eu sabe que é uma mentira. O desespero eleitoral foi tanto que contrataram um instituto que é investigado pelo Ministério Público Federal para encomendar uma pesquisa que não reflete os anseios do povo. O uso da máquina já começou, infelizmente para o que tem de pior. Nunca pensando na população, que sofre no hospital, com infraestrutura deficiente, com o caos que a nossa cidade está. Tudo isso para dar visibilidade em Maricá a uma pessoa que preferiu deixar de defender os interesses da cidade como deputado federal para fazer acordo político com o prefeito do Rio, o mesmo que fala tão mal da nossa amada cidade."
O QUE GEROU O FATO
O resultado de uma pesquisa divulgada no jornal O DIA na manhã da sexta feira 17 de junho nas versões impressa e on line, causaram espécie a muitos leitores e eleitores do município de Maricá. Por este motivo, o presidente do PSD Maricá, Alexandre Oliveira, protocolou três pedidos de averiguação das três pesquisas realizadas a pedido do PT de Maricá (todas registradas mas apenas uma divulgada).
Dentre os questionamentos solicitados nos pedidos de averiguação protocolados pelo presidente do PSD Maricá, estão, quem teria custeado as pesquisas e com qual interesse, qual a metodologia aplicada e porque o jornal O DIA (veículo que divulgou o resultado da pesquisa) não teria colocado a margem de erro da pesquisa e percentual de credibilidade da mesma, fatores impositivos, predonderantes e obrigatórios em qualquer divulgação de resultado de pesquisas registradas no TRE, o que só por este fato, já poderia gerar questionamentos jurídicos. A ausência destas informações na matéria do jornal O DIA, faz com que a mesma não atenda a resolução imposta pelo TRE para as eleições de 2016.
Outra grande falha da pesquisa (o que poderá ocasionar problemas ao PRÉ-CANDIDATO DO PT citado na pesquisa como líder das intenções de voto), foi o fato de FABIANO HORTA ter sido apresentado como CANDIDATO e não como PRÉ-CANDIDATO, uma vez que não aocnteceu ainda nenhuma convenção (que acontecerá entre final de julho e início de agosto).
http://obarao.blogspot.com.br/2016/06/jornal-o-dia-divulga-pesquisa.html
EMPRESA INVESTIGADA
A empresa contratada para realização da pesquisa, está sendo investigada pelo MPE de Pernambuco por supostas fraudes em resultados de pesquisas eleitorais. Outro fato que causou espécie, é que uma contratada da prefeitura de Maricá - Sra. Fátima, é pré-candidata a prefeitura de Quisamã e contratou a mesma empresa, obtendo um resultado também bastante significativo em relação aos demais candidatos.