Dentre os questionamentos solicitados nos pedidos de averiguação protocolados pelo presidente do PSD Maricá, estão, quem teria custeado as pesquisas e com qual interesse, qual a metodologia aplicada e porque o jornal O DIA (veículo que divulgou o resultado da pesquisa) não teria colocado a margem de erro da pesquisa e percentual de credibilidade da mesma, fatores impositivos, predonderantes e obrigatórios em qualquer divulgação de resultado de pesquisas registradas no TRE, o que só por este fato, já poderia gerar questionamentos jurídicos. A ausência destas informações na matéria do jornal O DIA, faz com que a mesma não atenda a resolução imposta pelo TRE para as eleições de 2016.
Outra grande falha da pesquisa (o que poderá ocasionar problemas ao PRÉ-CANDIDATO DO PT citado na pesquisa como líder das intenções de voto), foi o fato de FABIANO HORTA ter sido apresentado como CANDIDATO e não como PRÉ-CANDIDATO, uma vez que não aocnteceu ainda nenhuma convenção (que acontecerá entre final de julho e início de agosto).
http://obarao.blogspot.com.br/2016/06/jornal-o-dia-divulga-pesquisa.html
EMPRESA INVESTIGADA
A empresa contratada para realização da pesquisa, está sendo investigada pelo MPE de Pernambuco por supostas fraudes em resultados de pesquisas eleitorais. Outro fato que causou espécie, é que uma contratada da prefeitura de Maricá - Sra. Fátima, é pré-candidata a prefeitura de Quisamã e contratou a mesma empresa, obtendo um resultado também bastante significativo em relação aos demais candidatos.
O PSD Maricá protocolou os pedidos de investigação e em enttrevista à imprensa de Maricá na noite da sexta feira 17 de junho, o pré-candidato Marcelo Delaroli afirma que está tranquilo quanto ao resultado da pesquisa, que na verdade mostra o destempero e desespero do atual prefeito - Washington Siqueira - em relação aos rumos que a ainda pré-campanha vem tomando.
Marcelo também afirmou que tomará todas as medidas cabíveis para que a verdade seja mostrada à população.