Presidente do PT manda militantes expulsarem jornalista de comício, em Maricá
O momento onde o presidente estadual do PT localiza Marcelo Bessa na arquibancada lateral do ECM |
Um fato absurdo e antidemocrático ocorreu na noite desta quinta-feira (02/10) em Maricá, na região metropolitana do Rio. Durante o comício do PT realizado no ginásio do Esporte Clube Maricá, com cerca de 5 mil militantes de todos os cantos do Estado, o presidente regional do PT e prefeito da cidade, Washington Quaquá, durante o seu discurso, disparou xingamentos contra o jornalista local, Marcelo Bessa, do Itaipuaçu Site, que cobria o evento, e ordenou que um grupo de militantes de Campo Grande o retirasse do local.
"E tá aqui aquele 'bundão' do Marcelo Bessa, do Itaipuaçu Site...olha lá o 'bundão'! Olha o 'bundão' lá! Pessoal de Santa Margarida, convida ele a se retirar... logo!"
A partir desse momento, um grupo de brutamontes foi até o local onde estava o jornalista, que já se preparava para deixar o recinto, e deram-lhe chutes, socos e garrafadas em suas costas, empurrando-o para fora, dando início a uma cena covarde de violência que acabou incentivando outros militantes de outras facções a agredi-lo também.
Pressentindo que acabaria sendo linchado por aquele bando de militantes supostamente alcoolizados e enfurecidos, Marcelo saiu correndo até a delegacia policial (82ª DP) que fica a um quarteirão dali e registrou queixa. Quaquá vai responder por injúria e incitação ao crime. O fato, segundo o jornalista, também será levado ao conhecimento do TRE.
NOTA DE REPÚDIO DO SINDICATO DE JORNALISTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO:
O Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro e sua delegacia da cidade de Maricá e região, vem repudiar e lamentar o ato do Prefeito da cidade de Maricá e Presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores, Professor Washington Siqueira, que incitando o povo a uma violência gratuita, ordenou que visitantes de nossa cidade que estavam presente ao comício dos candidatos Rosângela Zeidan e Fabiano Horta retirassem o jornalista Marcelo Bessa - do Itaipuaçu Site - que acabou sendo agredido moral, verbal e fisicamente.
Infelizmente, essas cenas vem se repetindo em todo o país por ações orquestradas do PT, onde o próprio ex-presidente desta nação já afirmou que a imprensa é responsável por uma série de problemas que ocorrem com o país.
Repudiamos o ato e o fato, pois alguns membros do Partido dos Trabalhadores denigrem a imagem já desgastada do partido, IMPOSSIBILITANDO O LIVRE EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE JORNALISMO, fazendo com que as verdades não cheguem de modo completo e correto à nossa sofrida população.
Estaremos tomando providências quanto ao lamentável fato, culpando os responsáveis, juntamente com a ABI - Associação Brasileira de Imprensa que já está ciente do fato e também o repudia em toda sua intensidade.
José Pery Salgado
Confira, a seguir, o vídeo gravado pelo próprio jornalista do Itaipuaçu Site, Marcelo Bessa, acerca deste episódio:
O presidente regional do PT e prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, perdeu a linha durante o comício dos candidatos do seu partido na noite desta quinta-feira (02/10) no interior do ginásio do Esporte Clube de Maricá. No evento haviam mais de 5 mil militantes de várias cidades do Estado do Rio.
O presidente regional do PT e prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, perdeu a linha durante o comício dos candidatos do seu partido na noite desta quinta-feira (02/10) no interior do ginásio do Esporte Clube de Maricá. No evento haviam mais de 5 mil militantes de várias cidades do Estado do Rio.