terça-feira, 15 de julho de 2014

MATÉRIA DOS VERMELHINHOS FEITA PELO BARÃO REPERCUTE NA GRANDE IMPRENSA

O GLOBO REPLICA MATÉRIA DO BARÃO DE INOHAN

Gilson Monteiro (do caderno Globo Niterói) noticiou informação no domingo 13 de julho, veiculada no Barão on line desde 5 de julho e na versão impressa de 10 de julho.


Com exclusividade, o Barão de Inohan que desde dezembro vem informando que os ônibus da prefeitura seriam emplacados como chapa branca - uma vez que a empresa criada por lei ainda não foi constituída - teve a confirmação de suas informações na segunda feira 30 de junho por um funcionário da prefeitura. Investigando e indo até o aeródromo municipal (que serve agora apenas de estacionamento para os vermelhinhos, uma vez que pousos e decolagens estão proibidos por lá), constatamos que os vermelhinhos realmente estavam com chapa branca e em função disso, só poderiam transportar passageiros gratuitamente, já que transporte oficial não pode cobrar tarifas.
O colunista GILSON MONTEIRO do jornal O GLOBO NITERÓI em sua coluna do dia 13 de julho informava sobre o PASSE LIVRE, em texto baseado nas informações do Barão de Inohan.


O jornal do Município (PR Produções), também veiculou a matéria em sua última edição que circula desde o sábado 12 de julho. A partir dai, diversos outros sites da região também veicularam a matéria do Barão do Inohan.

Segundo ainda informações de funcionários da prefeitura, estes ônibus serão transferidos para a Maricá Transportes Públicos Ltda (quando da sua criação era uma S/A - Sociedade Anônima, mas ninguém nos informou quem eram os sócios da empresa) assim que a mesma estiver regularizada e só então os veículos poderão receber chapa vermelha, de transporte público, podendo então cobrar tarifas, que segundo o prefeito irá diminuir R$ 0,50 centavos por ano chegando em 2017 zerada.


Segundo os mesmos funcionários, os ônibus iniciarão o transporte de passageiros a partir de 1º de agosto, a dois meses das eleições. Será uma grande jogada eleitoreira? E o que acontecerá com a Costa Leste e com os condutores de vans?

NO PORTAL DA SETRAB - SECRETARIA DE TRABALHO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, QUASE 150 EMPREGOS SÃO OFERECIDOS PARA TRANSPORTE PÚBLICOS EM MARICÁ 

Pesquisando sobre o assunto, encontramos do portal da Secretaria de Trabalho do Estado do Rio de Janeiro, a solicitação de 100 vagas de motoristas e 45 de trocadores para Maricá.
Fomos às duas empresas de ônibus do município e em nenhuma delas há a contratação de número tão grande de funcionários. A Viação Nossa Senhora do Amparo realmente está contratando para diversos setores, inclusive motoristas, mas não informou o número de vagas e garantiu que não se trata de 100 motoristas. Daí, chegamos a conclusão que estas vagas são para os ônibus da prefeitura. 45 trocadores está dentro do aceitável, mas 100 motoristas para 10 ônibus, chega as raias do absurdo. Segundo informações, são necessários 4,3 motoristas para cada ônibus, ou seja, seriam necessários 43 ou 45 motoristas para os ônibus (mesmo número de cobradores).
Mas quem irá contratar:
a prefeitura?
SÓ POR CONCURSO PÚBLICO e não será possível isso acontecer durante o período das eleições.
a Maricá Transportes Públicos?
Como é uma empresa de economia mista (51% da prefeitura e 49% de algum sócio), as contratações podem ser feitas de forma direta. Mas e a preparação destes profissionais? E a equipe de apoio, manutenção, administração?
E QUEM É O SÓCIO MISTERIOSO QUE NINGUÉM DIVULGA?