SEGUNDO O MP, AS CIDADES DE MARICÁ, NITERÓI E RIO ESTÃO SENDO PREJUDICADAS DEVIDO A UMA POSSÍVEL FRAUDE EM CONTRATO SEM LICITAÇÃO REALIZADA PELOS MUNICIPIOS DE SÃO GONÇALO, MAGÉ E GUAPIMIRIM.
O Ministério Público está investigando a contratação de consultorias jurídicas e escritórios de advocacia sem licitação para que três prefeituras do estado do Rio de Janeiro ganhassem na justiça o direito de receber royalties do petróleo. Com isso, 20% destes recursos que poderão ir pra os municípios, irão para estes escritórios como honorários dos supostos serviços prestados a estes três municípios - São Gonçalo, Magé e Guapimirim.
Para que essas três cidades passassem receber os recursos, o repasse para outras teve que ser reduzido. A cidade de Maricá, por exemplo, viu o valor cair mais que metade em relação ao trimestre anterior segundo o secretário de planejamento do município, Leonardo Alves, mas a reportagem do Barão verificou que confirmadas estas perdas, a queda deverá ser de 30, no máximo 35%, e se acontecer, a partir do mês de agosto, uma vez que no mês de julho, a cidade recebeu R$ 146 milhões, R$ 5 milhões a mais dos valores recebidos no mês de junho.