sexta-feira, 5 de agosto de 2022

RACHADURAS COMPROMETEM PRÉDIO DO IFF QUE PASSA POR REFORMAS E ATRASARÁ RETORNO ÀS AULAS

Volta às aulas após o período de férias escolares — que estava prevista para segunda-feira, 1º de agosto — será adiada em pelo menos 15 dias, devido à necessidade de maior prazo para instalação de novas salas modulares.


A Direção-Geral do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá emitiu comunicado dando conta que o retorno às aulas após o período de férias escolares — que estava previsto para a segunda-feira, dia 1º de agosto — foi adiado em pelo menos 15 dias, devido a necessidade de um prazo maior para que a Secretaria Municipal de Educação de Maricá faça a instalação dos módulos que serão utilizados como salas de aula e ambientes de apoio acadêmico durante o período de obras de reparo estrutural no bloco pedagógico do IFF Maricá que apresentaram diversas rachaduras, comprometendo parte do prédio principal da instituição. As Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) também foram suspensas.

Na segunda-feira, 1º de agosto, as direções Geral e de Ensino realizaram uma reunião presencial, no auditório do campus, com pais e responsáveis pelos alunos dos cursos técnicos para que fossem passados mais detalhes sobre a alteração no calendário acadêmico. Houve também uma reunião com os representantes de turma na terça-feira, dia 2, no início da tarde novamente no auditório da instituição federal.

Obra é de responsabilidade da Prefeitura

O bloco pedagógico — onde ficam localizadas as salas de aula e parte da estrutura administrativa e de laboratórios do campus — está com as atividades presenciais suspensas desde 4 de julho, a partir de decisão da gestão do IFF Maricá, em diálogo com o Serviço de Obras de Maricá (SOMAR) e após vistoria da Defesa Civil do Município que verificou que as rachaduras existentes no prédio, podem comprometer significativamente a estrutura do mesmo e que obras emergências de consertos começaram a ser feitas.

Em função destas obras e considerando os incômodos gerados pelo trabalho de análise estrutural e início da reforma estrutural do prédio, como barulho, poeira e necessidade de isolamento de algumas áreas, ficou acertado que as aulas só retornarão quando a prefeitura colocar na campus, contêineres que servirão de salas de aulas e administração (provisórias) no período das obras.

Ao longo do mês de julho, os profissionais da SOMAR e da Engebio, empresa contratada pela Prefeitura para a construção do campus, elaboraram os laudos técnicos e iniciaram as intervenções de sondagem na estrutura. Como forma de minimizar os impactos gerados pela reforma, a Secretaria Municipal de Educação de Maricá se comprometeu em instalar estruturas modulares para serem usadas como salas de aula e espaços de apoio acadêmico, na área próxima ao ginásio esportivo do IFF Maricá. As estruturas, de acordo com o projeto apresentado ao IFF pela prefeitura, serão divididas em dois andares, com espaço para a instalação de até dez salas.

A ENGEBIO não informou sobre os problemas estruturais na obra realizada para o IFF.