sábado, 18 de junho de 2022

A INFLAÇÃO NAS EMBALAGENS (3): O AUMENTO QUE MUITOS NÃO PERCEBEM (Pastas de dentes)

 O jornal Barão de Inohan começou uma série de reportagens sobre a inflação invisível: a INFLAÇÃO NAS EMBALAGENS.

A primeira matéria, postada em abril falou sobre as caixas de bombons e as barras de chocolate (https://obaraoj.blogspot.com/2022/04/a-inflacao-nas-embalagens-1-o-aumento.html).


É um tema que passa desapercebido da maioria de nós cidadãos que na correria do dia a dia não tem tempo ou não percebem fatos que já fazem parte da nossa vida e sem querer em épocas de alta de inflação acabamos pagando por um determinado produto achando que ele se manteve no preço, mas quando observamos com mais calma, vemos que o produto teve um aumento enorme, muitas vezes não do preço, mas sim, pela diminuição da quantidade dentro da embalagem.

A série A INFLAÇÃO NAS EMBALAGENS vai mostrar vários produtos que nos últimos meses tiveram essa alteração nos seus conteúdos. A prática infelizmente não é proibida, mas pode ser abusiva e segundo a lei de defesa do consumidor, nas embalagens precisam estar apresentadas em letras grandes e espaços destacados (o que na maioria das vezes não acontece), com a informação da alteração da quantidade na embalagem, a redução em relação a embalagem anteriormente vendida e o percentual desta diferença.


Hoje vamos falar das PASTAS DE DENTES, em especial a mais tradicional e vendida: a ANTIGA embalagem de 90 gramas, usando como exemplo duas das marcas mais conhecidas, a COLGATE e a CLOSE UP.

Antes da pandemia, em 2019, tanto a COLGATE, quanto a CLOSE UP, tinham basicamente o mesmo formato, pesando 90 gramas o tubo mais comercializado, tendo também embalagens de 180g e 50 g e algumas marcas, a de 120 gramas. 


Sem maiores explicações e justificativas para a diminuição de peso [apenas colocando a informação na embalagem dizendo 70g NOVO PESO DE 90g PARA 70g REDUÇÃO DE 20g (22%)]. Isso mesmo, 22% de redução de produto e que ainda por cima, teve grande aumento de preço, pois antes da pandemia, o produto de 90 gramas era encontrado entre R$ 1,00 a R$ 1,50 e hoje, mesmo com 22% de redução do peso, o produto é encontrado entre R$ 2,00 a R$ 2,50, ou seja, um aumento acumulado que varia de 84 a 122%

Fiquem ligados nas embalagens, pois muito da inflação, está contida nelas. Em breve, mais uma reportagem da série A INFLAÇÃO NAS EMBALAGENS.