quinta-feira, 16 de junho de 2022

FALTA DE PLANEJAMENTO: O GARGALO NA RUA BARÃO DE INOÃ


 A falta de planejamento em Maricá é algo realmente assustador e na secretaria de transportes esta falta de planejamento é mais gritante ainda. O que mais nos assusta (e sempre assustou, pois não é problema desta gestão), é que na secretaria, existe engenheiros e um corpo técnico à frente das decisões e mudanças do trânsito em Maricá.

Mas talvez seja este o problema. Eles se sentem os senhores da razão, sem literalmente viver o dia a dia do trânsito e na maioria das vezes, sem ouvir os Guardas Municipais (estes sim, moradores e que vivem o dia a dia) que vieram transferidos da SEOP para a secretaria de trânsito, justamente por na SEOP serem especialistas no trânsito da cidade.

Um dos exemplos deste sofrível planejamento está na rua Barão de Inoã (foto acima), onde foi (inteligentemente transformada em eixo viário expresso sem que tenha que passar pelo caótico trânsito do centro, ligando a rotatória da ponte da Mumbuca até a praça Orlando de Barros Pimentel, com duas pistas, dando boa fluidez... até a praça de alimentação, onde BURRAMENTE vira um funil, e as pistas duplas, são transformadas numa pista única no quarteirão da CEDAE.

Ora, senhores ENGENHEIROS da SECTRAN, a solução é extremamente fácil; basta retirar o inexplicável estacionamento (que pouco serve aos usuários da CEDAE e sim aos seus funcionários) deste quarteirão e colocara faixa, como mais uma via assim como é o restante da rua Barão de Inoã.

O problema se agrava, pois carros da polícia civil ficam estacionados no local. No quarteirão seguinte (entre as ruas Athayde Parreiras - rua da delegacia e Rua Senador Macedo Soares - rua da ENEL), onde grande parte do trânsito advindo da rua Barão de Inoã entra para retornar ou seguir para a Abreu Rangel rumo ao hospital, a faixa viária COM ESTACIONAMENTO PROIBIDO, é totalmente ignorada e carros da polícia civil,carros particulares e muitos caminhões (para carga e descarga), param no local fazendo novo gargalo e impedindo que veículos sigam livremente pela Barão de Inoã, rumo a Araçatiba.

O problema se agrava nos horários de rush e NUNCA VEMOS NENHUM AGENTE DE TRÂNSITO NO LOCAL, dando fluidez ao trânsito e IMPEDINDO A PARADA NESTE QUARTEIRÃO.

SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA (já que nenhum "técnico ou engenheiro da SECTRAN ainda pensou nisso)

1 - acabar com o estacionamento no quarteirão da CEDAE, liberando a faixa para o tráfego

2 - IMPEDIR a parada (com GMs infracionando quem insistir) e colocar AGENTES DE TRÂNSITO dando fluidez no quarteirão entre a rua da delegacia e a rua da ENEL

3 - melhorar o corpo técnico da SECTRAN (afinal, dinheiro não falta na bilionária cidade de Maricá).