segunda-feira, 6 de junho de 2022

BILHETE ÚNICO É ENTREGUE A ESTUDANTES: AGORA SÃO 6 MIL CONTEMPLADOS

 Benefício é concedido a moradores de Maricá, alunos do ensino técnico e superior que estudam em outras cidades

A Secretaria de Assistência Social fez a entrega de dois mil novos cartões do Bilhete Único Universitário no sábado (04/06) nas dependências do colégio Joana Benedicta Rangel.

Com dez anos de existência, o programa passa a contemplar seis mil alunos de cursos técnicos e de faculdades, incluindo estudantes do Passaporte Universitário. O Bilhete Único Universitário é destinado a alunos que comprovem moradia em Maricá e o valor da carga mensal transferida para o cartão varia de acordo com a frequência escolar de cada um.

Quem não pode comparecer ao local poderá retirar o cartão na sede da secretaria de Assistência Social na Rua Domício da Gama 65, loja 01, Centro, em frente ao cine Henfil, após o dia 1º de julho. De acordo com o secretário Jorge Castor, a medida é necessária para evitar que se formem grandes filas no local, onde são realizados atendimentos diários de pessoas que buscam outros serviços da pasta.

Artur Rabelo, de 20 anos, que mora em Itaipuaçu e cursa Psicologia em Niterói, disse que quase largou o curso por não ter como arcar com as despesas com o transporte. "Comecei a estudar há dois anos, mas eram apenas aulas online. Agora que o ensino presencial foi retomado, cheguei a pensar em desistir, mas na mesma semana foram abertas as inscrições para o Bilhete Único. Agora estou tranquilo", comemorou ele.

Já Leandro de Melo, de 46 anos, que é morador de Araçatiba e começou este ano o curso de Farmácia em Niterói, após 20 anos longe dos estudos (teve de abandonar o curso de Direito por falta de condições para arcar com as mensalidades, após a morte do pai) recebeu também seu cartão, facilitando seus estudos: "Apareceu a oportunidade com o Passaporte Universitário e resolvi voltar a estudar. Estava gastando cerca de R$ 150 por mês com transporte para as aulas, um dinheiro que faz falta no orçamento doméstico. Com o Bilhete Único, estou livre dessa despesa e minha única preocupação é estudar e concluir o curso", afirmou.