segunda-feira, 27 de junho de 2022

POPULAÇÃO SE MOBILIZA PELA MANUTENÇÃO DE CENTENAS DE EMPREGOS NOS QUIOSQUE DA ORLA DE MARICÁ


Uma grande mobilização começou na quinta feira 23 de junho na orla de Itaipuaçu pela manutenção de todos os quiosques da orla de Maricá e de centenas de empregos diretos (de funcionários destes quiosques) e indiretos (de pessoas, grupos e outras empresas que realizam shows e eventos nestes quiosques).

Uma ação que corre na justiça, deu 72 horas para a desocupação dos quiosques a partir da quinta feira, ou seja, na segunda feira 27, estes já deverá estar desocupados e nesta mesma ação, a justiça determina que a prefeitura de Maricá os coloque abaixo num prazo de 30 (trinta dias), destruindo sonhos e empregos.

Até a década de 90 do século passado, a orla de Maricá era ocupado por quiosques e barracos de madeira, sem nenhuma padronização. A partir do governo de Ricardo Queiroz, os quiosques todos padronizados e no mesmo estilo e desenho, começaram a ser construídos nos 49 quilômetros da orla maricaense.

Segundo informações, a prefeitura até hoje não teria regularizado a situação de uso de solo junto ao INEA e a Marinha do Brasil (responsável por construções no litoral brasileiro), mas segundo informou o presidente da Câmara de Maricá - Aldair Nunes Elias, esta regularização ainda que tardia, está sendo feita e os quiosques serão preservados.

Mas, sem esperar tais fatos, proprietários, funcionários e frequentadores começaram uma grande mobilização com manifestações em vários lugares da orla, sendo que em Itaipuaçu aconteceu a primeira e até então, a maior delas, na quinta feira 23 de junho.

Anna Carolina Mondaca, criou um abaixo assinado on line que até o fechamento desta matéria já ultrapassava as 700 assinaturas. Você pode participar acessando o link https://chng.it/NNvCCqxGW9.

Diz o abaixo assinado:

Abaixo Assinado contra a derrubada dos "Quiosques da Orla de Itaipuaçu e Maricá que se encontram Ativos ultrapassando 30 anos de atuação. Prestando um serviço que contribui, turisticamente, economicamente, socialmente Culturalmente no nosso lugar.

Nós da sociedade civil de Maricá representantes de inúmeras e diversas entidades atuantes no nosso município, viemos por meio deste abaixo assinado solicitar o impedimento da decisão do MPF a pedido da Marinha do Brasil em derrubar os Quiosques da Orla de Itaipuaçu e Maricá, que foram notificados sem aviso prévio faltando 10 dias pra a execução da sentença.

Sob alegação de que os nossos Quiosques contribuem há pelo menos 30 anos economicamente, turisticamente, socialmente e culturalmente para nossa comunidade.

São a pelo menos 3 décadas servindo de cartão postal e referência turística, para Maricá. 

Nós dessa sociedade crescemos e criamos nossos filhos com muitos anos sem infra estrutura pública, e os nossos Quiosques sempre foram umas das poucas atrações para atrair turistas e contribuir economicamente para o nosso lugar.  

Nós também sabemos, por experiência que escombros de prédios derrubados podem causar, com imenso impacto ambiental e social para o nosso lugar a médio curto e longo prazo. Sabemos também que não existe nenhum projeto para repor esse prejuízo social. 

Não queremos nossa praia cheios de escombros e ruínas, inclusive porque não há projeto para substituição dos Quiosques nem para indenização de uma vida de trabalho desses empresários, que pagam seus impostos e tem todas as licenças da Prefeitura para funcionar, isso poderá prejudicar tida nossa história e nosso futuro e o futuro dos nossos filhos!

Que Deus nos abençoe!

 Anna Carolina Mondaca: Representante da sociedade civil