Depois de dois LONGOS anos, a CHAP após vários manifestos, gritos de socorro e pedidos (quase implorando) para que a secretaria de cultura de Maricá honrasse o pagamento dos trabalhos feitos durante o carnaval de 2020, finalmente teve suas súplicas atendidas.
O jornal Barão de Inohan (https://obaraoj.blogspot.com/2022/05/trabalhadores-da-cultura-afirmam-que.html) e o Canal de Itaipuaçu, foram as únicas mídias do município, a dar voz à CHAP em sua demanda junto ao executivo municipal e o grito deu certo. Após a mobilização que ocorreu na frente da prefeitura, no dia 03 de junho, reunindo quase 50 artistas, Eduardo, representando da CHAP, foi procurado pela prefeitura para um acordo, e o mesmo foi honrado de imediato com a promessa de nenhuma retaliação.
É bom lembrarmos também, que o Barão de Inohan foi a única mídia que até agora informou sobre a saída do então secretário de cultura, Sady Bianchin (https://obaraoj.blogspot.com/2022/06/sai-sady-bianchin-e-birigu-assume.html).
Em rede social a CHAP agradeceu e comemorou:
Viva a Arte Pública!
"Este é um grande passo pela valorização do movimento de Arte Pública, não só para os Artistas da cidade de Maricá, mas como também para todas e todos os Artistas Populares do Brasil.
Somos gratos a todas e todos que nos apoiaram, direta e indiretamente, em especial aos artistas da @redebrasileiradeteatroderua, do @mar.rj.br, do Jornal Barão de Inohan e o @canaldeitaipuacu que foram as únicas mídias locais que partilharam e publicaram as nossas denúncias, de forma imparcial.
Estamos felizes com a resolução do problema com o pagamento junto a prefeitura de Maricá, pois as manifestações e reportagens mostraram que o prefeito Fabiano Horta se sensibilizou com a situação dos 15 Trabalhadores da Cultura, e reconheceu que como todo trabalhador, eles dependem do fruto do seu trabalho e que seus cachês precisavam ser recebidos.
Para nós, Artistas de Rua, essa resolução vai além das questões financeiras, pois durante a conversa que tivemos com a prefeitura, foi sinalizado o reconhecido e a importância do trabalho que nós realizamos, e que uma Companhia como a CHAP (@sigachap), que tem o reconhecimento Brasil a fora, por conta da sua atuação com as linguagens do circo, teatro, música, dança e cultura popular, pode contribuir muito para a cultura de Maricá.
E a boa notícia é que durante as conversas, nos foi garantido a participação nos eventos promovidos pela prefeitura de Maricá através das secretarias de turismo e cultura.
Nossa sede está há mais de 6 anos em Itaipuaçu (Maricá), e talvez esta seja a primeira vez que nos sentimos respeitados pelo poder Público dessa Cidade. Somos gratos"
O jornal Barão de Inohan se sente satisfeito por mais uma vez ajudar um segmento da sociedade (em especial a classe artística e aos fazedores de cultura do município) a dar solução a um problema que perdurava há 2 anos. VOA CHAP!!!