Os serviços e o desenvolvimento da EPT (autarquia de transportes coletivos de Maricá) são enormes, a olhos vistos, e ninguém pode negar. Depois de anos de problemas, más gestões e ostracismo, com a chegada de Celso Haddad à presidência da autarquia e com João Brito como Diretor Operacional (começou como motorista dentro da EPT), a empresa inovou e deslanchou.
Hoje, além dos vermelhinhos (queridinhos da população, que agora cuida dos ônibus), as vermelhinhas caíram no gosto da população de todas as idades.
A grande virada da EPT se deu em 15 de novembro de 2019, quando começaram a funcionar os ônibus fretados da Viação Nossa Senhora do Amparo para as linhas do 1º e 2º distritos. Hoje a Viação Amparo também freta seus ônibus (todos com no máximo 3 anos de uso) para as linhas do 4º distrito. Já a FIEL Turismo, freta seus ônibus para as linhas do 3º distrito.
Mas quem deveria ajudar, por ser o órgão regulador e controlador das linhas e serviços de transportes de Maricá, está atrasando não só o lado da EPT, mas atrasando o lado do cidadão maricaense. Estamos falando da Secretaria de Transportes, do Vereador André Azeredo, ou Casquinha para os mais íntimos dele.
A EPT vinha muito bem criando novas linhas e ampliando o itinerário de outras, adequando às necessidades do cidadão, após muitos estudos da diretoria de trânsito.
Estavam previstas ampliação de várias linhas para a partir do mês de julho, mas pasmem, nada aconteceu, devido a INOPERÂNCIA da secretaria de transporte.
Mas, nem todos os problemas são só da secretaria - temos que ser justos - e vamos aqui, contar um a um, o por que NENHUMA DAS 4 LINHAS PREVISTAS de julho até setembro começou a operar.
A ampliação da linha E13 - Centro x Itapeba, que com as magnificas obras que a SOMAR fez no Parque Nanci deveria já estar rodando desde julho, ainda não aconteceu, pasmem, por que a secretaria de transporte ainda não definiu aonde serão os pontos intermediários de parada.
Segundo João Brito, a linha que hoje tem ponto final perto do João Português, irá até o Parque a Céu Aberto no Parque Nanci, atendendo a inúmero moradores e muitos turistas, mas até agora, não há previsão da secretaria de transporte de regulamentar a linha.
Já a linha Morada das Águias x São Bento da Lagoa prevista para agosto, está aguardando o término das obras na Morada das Águias (SOMAR), para que a secretaria de transporte defina os locais dos pontos intermediários e regulamente a linha.
Da mesma forma a linha SPAR X NOVA LUSITÂNIA via Chácaras de Inoã prevista para setembro, está aguardando o término das obras em Nova Lusitânia (SOMAR), para que a secretaria de transporte defina os locais dos pontos intermediários e regulamente a linha.
Enquanto isso, a linha E24 e E24A que será feira pela FIEL TURISMO e estava prevista para agosto, também não aconteceu, mas desta feita, por culpa da FIEL que ainda não entregou os cinco ônibus que restam do contrato de locação (que demora!!!). Esta linha (antiga 19 e 19A da Viação Amparo), ligará o Centro a Inoã e vice-versa, mas de acordo com João Brito, as linhas serão circulares e só passarão (sem entrar) no terminal do centro. A E24 entrará pela avenida e sairá pelo Flamengo e a E24A entrará pelo Flamengo e sairá pela avenida. Como ligarão o Centro à Inoã, a intenção destas duas linhas é desafogar principalmente nos horários de rush, as linhas E30 e E30A (Centro x Recanto via Flamengo e Risca Faca e via avenida e Vivendas, respectivamente).
E fica a pergunta: quando entrarão em funcionamento? Será que a secretaria de transporte vai ajudar ou vai continuar atrapalhando?