quarta-feira, 25 de março de 2020

SEM NOÇÃO: ENEL FAZ MANUTENÇÃO NO INÍCIO DA MADRUGADA E DEIXA CENTENAS DE MORADORES ÀS ESCURAS

POR LEI, SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DEVEM SER AVISADOS AOS MORADORES E DEVEM ACONTECER ENTRE 9 E 17 HORAS


Uma empresa sem noção. Ela se chama ENEL (e se trocarmos duas letras, vira uma palavrinha que traduz bem o seu comportamento perante a população) e mosdtra o quando desrespeita a população de onde presta serviço.

Em Maricá, ue está nas mãos desta vergonha de empresa, não poderia ser diferente. No final da noite da terça feira 24 de março, sem nenhum prévio aviso (que deveria acontecer por lei, e sempre em horário comercial, ou seja, entre 9 e 17 horas), a ENEL fez manutenção corretiva numa cruzeta que estava podre e ameaçava cair. A manutenção começou às 23:35h e terminou por volta das 02:15h da madrugada do dia 25 (quarta feira), deixando centenas de moradores das ruas 16, 17 e 18 do bairro do Condado de Maricá, sem energia, justamente em tempos de confinamento, onde as familias sem opção, tem que ficar em casa, vendo televisão, usando internet ou vendo filmes e séries por smart phones ou computadores.

Segundo os dois funcionários da empresa (estavam no caminhão placa KRS9H49) que fizeram a manutenção corretiva (e esperamos que não sejam punidos pelas informações, pois foram dois excelentes profissionais e verdadeiros em suas informações), a manutenção corretiva naquele horário só se justificaria se houvesse uma emergência como uma interrupção de luz e força ou que colocasse em risco a prestação continuada dos serviços da empresa, o que, segundo eles, apesar da cruzeta (peça de madeira que recebe a fiação vinda de outro poste normalmente localizado em esquinas e/ou cruzamentos) estar podre, o serviço poderia ter sido feito durante o dia e os moradores avisados sobre o corte, como determina a lei.

O serviço foi mandado ser executado por um (ir)responsável da empresa que é morador do mesmo bairro do Condado, e que foi flagrado pelo jornalista Pery num carro da empresa, na manhã da segunda feira 23/03, tirando fotos do poste onde existia o problema. Questionado pelo jornalista (o "funcionário" da ENEL estava em um carro adesivado da empresa, porém, com roupa a paisana) sobre o que estaria fazendo, explicou que estava tirando foto da cruzeta que precisaria ser trocada e não se identificou ao jornalista, que explicou ser o responsável pela criação da CPI contra a ENEL, ao convidar o vereador Cemar a participar de manifestações feitas por moradores no início de 2019, que após grandes esforços, instalou a CPI contra os péssimos serviços prestados por esta empresa. 


O funcionário disse então que esteve presente em algumas diligências junto com os vereadores participantes da CPI, e que a Sra. Josely que sempre se apresentou como Diretora de Relações Institucionais da ENEL em Niteroí, na verdade nunca foi diretora de nada. Obviamente duvidamos da informação deste cidadão, que em época de quarentena, não teve um pingo de respeito à dezenas de moradores de parte do Condado, que ficaram sem luz por quase quatro horas, durante a madrugada, sem prévio aviso, para um serviço que poderia (embora de extrema necessidade) ter sido executado na manhã da quarta feira, dando mais conforto e segurança para os funcionários da prestadora e não deixando todos os moradores às escuras por tanto tempo.

"Ele mandou fazer isso por que não mora nessa rua", disse um dos funcionários da concessionária de energia elétrica após o término do serviço.

UM FATO LAMENTÁVEL, FEITO POR UM FUNCIONÁRIO (ir) RESPONSÁVEL LAMENTÁVEL, DE UMA UMA EMPRESA LAMENTÁVEL!

Esta matéria será encaminhada a CPI da ENEL, que foi concluída, mas estará aberta até as concluções do Ministério Público Estadual, segundo o presidente da CPI, vereador Cemar.