Em março de 2018, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, apontavam que Maricá estava entre os cinco municípios do estado do Rio de Janeiro que mais geraram emprego com carteira assinada. De lá para cá o município vem mantendo a posição, e novos dados confirmados pelo Instituto Darcy Ribeiro (IDR) mostram que nos últimos 12 meses 5.927 pessoas foram contratadas, enquanto 4.640 foram desligadas, o que gera um saldo positivo de 1.287 novos postos de trabalho no período que vai de julho de 2018 a junho de 2019. Os números refletem a melhoria constante no ambiente de negócios da cidade.
Os setores que mais contribuíram para este resultado foram serviços e comércio. Em serviços o saldo foi de 744 novos empregos, enquanto na área de comércio foram 310. Como um setor agrega múltiplas classes, 677 no total, vale destacar que as classes de atividade econômica com maiores saldos no período foram serviços de arquitetura (241), comércio varejista (206), transporte rodoviário de carga (186), instalações elétricas (150), reparação e manutenção de equipamentos de comunicação (69) e restaurantes (64).
A 7ª classe de atividade econômica com maior saldo é a administração pública (59), que impacta outras atividades como ‘obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações’ (32) e ‘obras de urbanização – ruas, praças e calçadas’ (12), mostrando que o investimento da administração pública na modernização da cidade gera empregos.