A cada dois meses, a Secretaria de Turismo e a Associação de Moradores e Amigos do Espraiado (AMA) oferecem para moradores e visitantes a oportunidade de fazer um programa diferente ao ar livre, curtindo o bairro rural mais charmoso da cidade. Neste domingo (04/08), das 9h às 17h, acontece mais uma edição do projeto Espraiado de Portas Abertas.
Neste dia, o prato principal a ser servido pelos estabelecimentos participantes (confira aqui os locais) terá o guandu – um tipo de feijão em vagem – como ingrediente principal. Quem for poderá ainda visitar o EcoMuseu Bertha Lutz, na sede das Unidades de Conservação ou a Fazenda Ibiaci, ambos equipamentos municipais inseridos recentemente na grade da programação.
Na fazenda está programada a distribuição de mudas de árvores frutíferas, consultoria com agrônomos, degustação de chá de capim limão, além de tendas de artesanatos, artigos esotéricos, bebidas em geral, além dos pratos como feijoada com guandu, arroz com linguiça e guandu, bobó de camarão e costela com aipim.
O visitante ainda tem possibilidade de visitar a capela de São Jorge, acompanhar os voos na pista do Clube de Modelismo M3 – Maníacos por Modelismo Maricá e fazer passeios a cavalo. As próximas edições já têm datas marcadas: dias 06/10 e 08/12 acontecem, respectivamente, os festivais do aipim e do pernil à moda da roça.
A programação musical também é variada. Mayara Cobosky se apresenta na Padaria Bastos de Primeira e Thiago Dantas no Bar do Binho a partir das 11h. Após às 13h tem Célio Renato na Fazenda Ibiaci, Sidney Santos na Pensão da tia Joana, Marianna Cunha no Cantinho da Dilma, Ricardo Pop no Varandão do Melo e Ronaldo Valentim no Recanto do Pedregulho. Já Leandra Robledo e Raul Brito cantam no Bar do Luciano a partir das 14h.
GUANDU É UM TIPO DE ERVILHA E É SUPER NUTRIENTE
O guandu (Cajanus cajan), também chamado andu, ervilha-de-pombo, anduzeiro, guandeiro, guando, feijão-guandu,[2] feijão boer (Moçambique), é uma leguminosa arbustiva com folhas alternadas trifolioladas; folíolos largos e ovais (oblonco-elípticos), folíolo terminal peciolado, enquanto que os laterais são sésseis e flores amarelas. Tem origem na África Tropical ocidental e é cultivado na Índia desde a antiguidade.
O guandu é uma planta com capacidade de fixar elevada quantidade de nitrogênio no solo. Devido à sua raiz pivotante ser bastante agressiva, penetrando em solos compactos e adensados, é uma espécie bastante útil na descompactação de solos.
Os seus feijões são utilizados na alimentação humana; a sua forragem também é bastante apreciada pelos animais e apresenta, na fase de florescimento, teores que variam de 10 a 16 por cento de proteína bruta.