Está longe de ser resolvido, mas já está sendo amenizado.
Após duas semanas de várias denúncias do sumiço de ônibus e vans da região de Guaratiba, Cordeirinho e Bambuí (em especial destes dois últimos bairros), a secretaria de transportes e a EPT (Empresa Pública de Transportes que faz o transporte gratuito com os vermelhinhos) as duas tendo à frente Andre Azevedo (Casquinha) começaram a resolver o problema na quinta feira, logo após a mobilização de vereadores (Chiquinho e Ricardinho Netuno), dos moradores das localidades que foram às sessões na Câmara em 26 e 28 de março e do jornal Barão de Inohan, único veículo a se posicionar ao lado dos moradores do segundo distrito.
O problema de frequência nas linhas passou a ser tão grande, que segundo denúncias, ônibus e vans sumiram de Bambuí, fazendo com que os moradores deste bairro e de Cordeirinho, sentissem falta da Costa Leste.
"Até as vans sumiram de Bambuí, não sabemos o que está acontecendo, mas pedimos providências urgentes. Estamos abandonados!" falou Robinson Assis na segunda feira 26 de março, após à sessão da Câmara à reportagem do Barão de Inohan.
Na semana anterior, a reportagem do Barão de Inohan foi até a garagem da EPT no Caxito, e constatou 11 dos 39 ônibus, parados (a maioria sucateados e sem condição de uso) e na tarde da segunda feira 26 de março, voltou ao local em companhia do vereador Ricardinho Netuno para constatar o problema e viu mais dois ônibus parados.
Na sessão da Câmara da quarta feira 28 de março, o vereador Chiquinho voltou a cobrar da secretaria de transporte e da EPT providências urgentes para a volta regular do serviço de vans e ônibus nos bairros de Guaratiba, Cordeirinho e Bambuí.
Segundo a advogada Glauce Fernandes os moradores estão sofrendo com a falta de vans e a frequência irregular dos ônibus.
PROBLEMA COMEÇA A SER AMENIZADO
Após as denúncias e mobilização dos moradores, capitaneados por Robinson Assis e Glauce Fernandes, a EPT e a secretaria de transportes regularizaram o serviço e a frequência de ônibus na linha de Bambuí e começaram a resolver o problema na linha de Cordeirinho (pela Barra).
Além dos ônibus, as vans retornaram a Bambuí e a linha Centro Cordeirinho, passou a ter seu itinerário indo até Bambuí, o que mostra a força da mobilização dos moradores do segundo distrito, e a força das denúncias dos vereadores que abraçaram a causa e do Barão de Inohan, que está sempre junto aos munícipes maricaenses, em sua defesa.
Glauce Fernandes junto com moradores do segundo distrito comemorando a volta dos transportes |