Barra de Maricá terá novo calçadão, ciclovia e orla revitalizada
Avenida Litorânea será asfaltada da rua zero até a rua 13 |
Uma série de melhorias na Barra de Maricá irão transformar a região. Algumas intervenções devem ser concluídas ainda em 2017. Além do calçadão da Avenida João Saldanha e da rotatória na junção com a Avenida Prefeito Ivan Mundim, as mudanças incluem macrodrenagem, urbanização e contenção contra ressacas na orla da praia que será também asfaltada.
O secretário de Obras, Renato Machado, visitou as intervenções no bairro na terça-feira (14/11) e acompanhou o andamento dos trabalhos na obra de arroncamento na beira da praia, que é a construção de um muro de contenção feito com brita, com quatro metros de profundidade. Segundo Renato Machado, o intuito é impedir que futuras ressacas do mar atinjam as ruas e as casas na beira da praia. A orla vem sendo revitalizada com melhoras na pavimentação, drenagem e colocação de meio fio.
Outra grande e importante intervenção é a execução da macrodrenagem que vem sendo feita entre as ruas 10 e 11, também próximo à orla. Homens e máquinas estão nivelando o trecho da Avenida Lirotânea, que antes tinham uma altura irregular. No solo está sendo colocada a pedra chamada de ‘rachão’, que ajuda a filtrar e facilita a drenagem da água das chuvas para dentro da terra e impede possíveis alagamentos. Após esta intervenção, será feita a pavimentação de toda a extensão da Avenida Litorânea, entre as ruas Um e João Frejat (antiga 13). Todas deverão ser concluídas até dezembro.
PREFEITURA QUER QUER CALÇADÃO SEJA NOVO CARTÃO POSTAL DE MARICÁ
Calçadão está sendo construído na avenida João Saldanha |
A construção do calçadão na Avenida João Saldanha avança. A parte já estruturada entre as ruas Zero e Um recebeu concreto e entrou na fase de acabamentos. No local, que receberá intervenções de paisagismo, também está sendo construída uma grande ciclovia.
No mesmo trecho já foram instalados cinco dos 50 postes de luz com quatro luminárias cada um, que ficarão espalhados no 1,5 quilômetro de extensão da via. Haverá ainda 48 canteiros arborizados (chamados ‘poços de visita’), plantação de árvores e uma pequena encosta gramada ao lado da ciclovia. A previsão de término da obra é em abril de 2018, mas a população e os veranistas, já poderão ver várias melhorias ainda neste ano e na passagem para 2018.