quinta-feira, 28 de abril de 2016

PREFEITURA TENTA JUSTIFICAR DESCARTE DE 12 MIL VACINAS


Através de nota, a Prefeitura informou que a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 foi iniciada em todos os postos de saúde de Maricá na tarde desta quarta-feira (27) para os grupos prioritários – doentes renais crônicos (precisam apresentar solicitação médica), gestantes e crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Ainda segundo a Prefeitura, oito mil doses de vacinas para serem aplicadas na população foram conseguidas pela Prefeitura com municípios vizinhos e distribuídas nos postos. Importante destacar, de acordo com a Prefeitura, que as 12 mil doses encontradas em temperatura inadequada aguardam análise do Ministério da Saúde e não serão utilizadas pelo município.

A partir do sábado (30/04), início da campanha nacional que acontecerá até o dia 20/05, também serão vacinados idosos maiores de 60 anos, profissionais de saúde, mulheres puérperas (com documentação que comprove o parto), índios, pessoas de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional.

A Prefeitura informou ainda que abriu sindicância para apurar o caso e, sendo constatadas irregularidades, os responsáveis serão devidamente punidos. O município cumpriu todo protocolo administrativo do governo federal para esses casos e, ao constatar que as vacinas estavam fora da temperatura adequada, o lote foi separado e enviado o relatório ao estado, na própria segunda-feira (25/04), comunicando o ocorrido.

Na terça feira (26), a reportagem do Barão de Inohan acompanhou o vereador Felipe Auni em inspeção ao Posto de Saúde Central onde falou com a  administradora do posto (Sra Thays) e ficou sabendo dos fatos ocorridos, com detalhes. Na mesma tarde, o vereador falou com a CBN e através do Barão de Inohan, deu entrevista à rádio Band News Fluminense.
Na quarta-feira, dia 27, o LSM auxiliou a equipe da Tv Bandeirantes em uma matéria sobre o descarte das vacinas em Maricá.

Vacinação

-Além do H1N1, a vacina imuniza contra outros dois tipos do vírus Influenza: o A/H3N2 e Influenza B. O atendimento acontece nos postos de saúde de Ponta Negra, Centro, Bambuí, Barra, Espraiado, Ubatiba, Guaratiba, Bairro da Amizade, Chácara de Inoã, Mumbuca, Retiro, Inoã 1 e 2, Recanto, Itaipuaçu, Santa Rita, Jardim Atlântico, São José do Imbassaí e Ponta Grossa. No posto de saúde de Santa Paula haverá vacinação somente no Dia D (sábado, 30/04). As unidades funcionam das 8h às 17h. É preciso apresentar um documento de identidade e o cartão de vacina. A meta do município é imunizar 30,5 mil pessoas.

DENÚNCIAS

O Vereador Felipe Auni (PSD) recebeu denúncias que teriam sido descartadas cerca de 30 mil vacinas da campanha contra a gripe que seriam aplicadas em Maricá.

De acordo com o parlamentar, as vacinas estavam armazenadas em um refrigerador no Posto de Saúde Central que teria sido desligado. “- Após a sessão da Câmara de Vereadores dea segunda-feira recebi uma denúncia gravíssima dando conta que no Posto de Saúde Central, no setor de vacinação, foram perdidas mais de 30 mil vacinas contra a gripa que está levando a morte várias pessoas no Brasil. Foi verificado que o freezer onde estavam as vacinas foi irresponsavelmente e de forma inaceitável desligado, levando a perda e agora o descarte deste material, mostrando ainda, a falta de compromisso do Governo Municipal com a saúde da nossa cidade”, disse Auni.


Baseado em matéria de Romário Barros - LSM