Os ônibus da Empresa Pública de Transporte (EPT), mais conhecidos como ‘Vermelhinhos’, vão voltar a circular em Maricá segundo informações da prefeitura. Os oito ônibus que restaram da frota original de 13 da EPT que circulavam na cidade foram impedidos pela justiça de fazer os mesmos trajetos das empresas que detém a concessão. A frota também deverá aumentar: a prefeitura comprou outros 10 coletivos menores (microônibus) que irão entrar em circulação em breve nas novas linhas.
O interessante é que o prefeito sempre condenou a existência de micro ônibus fazendo linhas municipais. Desde que a Viação Nossa Senhora do Amparo colocou os primeiros micros em circulação no final da década de 90, o então candidato Washington Siqueira disparava sua metralhadora giratória condenando o uso destes ônibus.
E agora, faz a compra de 10 deles para fazer o serviço gratuito da EPT. Agora, é bom fazermos algumas reflexões: se dos 13 ônibus, grandes, preparados para aguentar muito mais esforços, apenas 8 estão em condição de uso em oito meses de operação, calculem quantos meses irão durar estes frágeis micro-ônibus?
O prefeito garantiu que até dezembro mais 34 ônibus serão incorporados à frota, além destes 10 primeiros micros.
Os ônibus da EPT irão ter novos itinerários, com linhas circulando onde não há ônibus, como em Santa Paula, Inoã (Bosque Fundo), Araçatiba, e outras linhas que vai ligar o Espraiado à Barra de Maricá.
Baseado em informações do MaricáInfo, Prefeitura de Maricá e arquivo do Barão de Inohan