BARÃO DE INOHAN CONSTATA DIVERSOS ERROS
Após algumas denúncias, a reportagem do Barão de Inohan junto com membros do CCS - Conselho Comunitário de Segurança de Maricá estiveram no posto de saúde central e constataram que as vacinas da aos idosos pode estar com problemas.
Dezenas de vacinas foram encontradas num pequeno isopor, quase sem gelo e já prontas, dentro das seringas.
Na segunda e terça feira, foi constatado que o atendente estava sem uniforme (na manhã desta quarta feira quando chegamos fomos atendidos por uma enfermeira) e trabalhando sem luvas.
Arguida sobre as vacinas, a atendente informou que foi dada a ordem para aprontar várias vacinas para "agilizar" o serviço.
Fomos até a coordenadora do posto de saúde central onde a Sra Taís não conseguiu informar oficialmente por que estavam descumprindo a norma do SUS (fato não registrado nos demais postos e nem mesmo no atendimento aos bebes, onde a atendente apronta NA HORA a vacina, na presença dos pais.
Quem nos garante que a seringa não foi ainda utilizada e que realmente há vacina contra gripe na mesma?
E porque tantas vacinas prontas? Como serão armazenadas se não forem utilizadas no mesmo dia?
Ficarão dentro da seringa, serão jogadas fora?
Quais os perigos?
A Sra Taís não só não respondeu, como nos passou uns telefones de uma suposta Sra. Amanda da secretaria de comunicação (3731-0289 e 98158-0934) que seria a pessoa que daria as devidas informações.
Estivemos na prefeitura mas nos informaram que na secretaria de comunicação não existe nenhuma Sra. Amanda, e que poderia ser que trabalhasse na comunicação do hospital.
Tentamos diversos contatos mas não tivemos sucesso.
Quem responderá pelo fato irregular?