No palanque apenas o Deputado Federal - atual secretário municipal do Rio de Janeiro Fabiano Horta. Prefeito e Deputada mais uma vez fizeram pouco caso da população |
Todo dia 26 de maio, a população de Maricá acordava cedo e se enchia de orgulho. Todos se preparavam para assistir o desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade. Escolas particulares e públicas e até mesmo algumas vindas de outros municípios com suas bandas marciais, participavam do desfile.
Famílias inteiras vinham para as ruas para ver seus filhos desfilarem e as crianças e jovens tinham prazer no ato.
Mas chegou o governo do PT em Maricá. Aquele mesmo que conseguiu acabar com o carnaval e com as escolas de samba e blocos do município, que geravam centenas de empregos (mas que irá anunciar na sessão solene desta terça feira 26 de maio a criação da UNIÃO DE MARICÁ, escola de samba que já deverá desfilar na série C do Rio de Janeiro), conseguiu acabar com outras tradições (quase acaba com a tradicional festa da pesca) com o desfile cívico.
Mas como estamos há um ano das eleições em 2016 e como o governo do PT e em especial de Maricá está em baixa e em crise moral e agora financeira, este resolveu "RESGATAR" ou pelo menos tentar resgatar os desfiles cívicos.
Mas aquele que deveria dar exemplo e aplaudir seus munícipes e pedir desculpas por tudo que tem feito de errado em Maricá, não compareceu.
Foi avisado que se fosse ao desfile, a população poderia se manifestar contrária a sua presença, então, seus asseclas resolveram mante-lo mais uma vez afastado da população. Há quem diga que não aparecerá hoje a noite na sessão solene, mas não acreditamos que isso aconteça, já que o evento FECHADO e no colégio Cenecista, já terá uma enorme claque pronta a aplaudi-lo a cada tosse ou pum que soltar.
Apesar de sua ausência - QUE ALIÁS NÃO FEZ FALTA E ACABOU TORNANDO O EVENTO MAIS LEVE E AGRADÁVEL, crianças de escolas da prefeitura participaram do evento.
A secretaria de comunicação soltou nota na tarde da segunda feita 25 de maio com a programação e com o texto que seria até sério se não fosse tragicômico:
"Resgatando a identidade do município de Maricá e reforçando uma tradição de décadas, a secretaria municipal adjunta de Educação realiza, nesta terça-feira (26/05) - dia em que Maricá completa 201 anos de emancipação político-administrativa, o desfile cívico pelas ruas Abreu Rangel e Domício da Gama, no Centro. Cerca de 5 mil alunos e profissionais da rede municipal de ensino, representando 53 escolas municipais e as unidades de ensino das aldeias indígenas de São José do Imbassaí (restinga) e Itaipuaçu, irão participar do evento, que começará às 8h30"
Com o tema “Maricá Sustentável”, o desfile contou com a participação de bandas de fanfarras vindas de outros municípios e das duas únicas sobreviventes de Maricá, já que o prefeito também DESTRUIU novas bandas marciais. Sobraram apenas a banda Darcy Ribeiro (de Inoã) e a do Joana Rangel.
Integrantes de projetos da Secretaria Municipal Adjunta do Idoso; participantes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), profissionais das secretarias municipais adjuntas de Meio Ambiente e de Obras também estiveram presentes, além dos ônibus da Empresa Pública de Transportes (EPT) e maquinário da administração municipal. Cada unidade escolar participará com uma média de 50 a 100 pessoas, dentre alunos e funcionários.
O secretário municipal adjunto de Educação, William Campos, ressaltou a importância do evento. “Estou muito empolgado em realizar um desfile que resgate a identidade da cidade. Nossa intenção é mostrar um pouco do que a Educação realiza em cada bairro, apresentando os projetos de inclusão social, como o Mais Educação, Educação de Jovens e Adultos, Programa Municipal de Educação em Tempo Integral (Prometi), entre outros”. Sobre o tema, o secretário acrescentou que a intenção é projetar Maricá. “Muitas novidades serão apresentadas. Vamos colorir Maricá nesse dia tão especial com as cores da Educação. Vai ser um evento inesquecível. Tenho a certeza de que ficará na memória de quem estiver presente”, declarou o secretário.
Roteiro do desfile
A abertura do desfile ficou sob a responsabilidade da Educação Infantil, com a participação dos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) Valéria Ramos Passos, Trenzinho da Esperança, Marilza da Conceição Rocha Medina, José Carlos de Almeida e Silva, Professora Ondina de O. Coelho, Estrelinhas do Amanhã e Recanto da Amizade.
Com o acompanhamento da banda Tarso de Castro, o primeiro pelotão do desfile apresentou as escolas municipais CAIC M. Elomir Silva, Conego Batalha, Vereador Levy Carlos Ribeiro, Alcebíades Afonso Viana Filho, Centro de Educação Infantil Municipal Nelson Mandela, E.M. Retiro, Instituto Federal Fluminense (IFF) e integrantes do CAPS.
O segundo pelotão teve o acompanhamento da banda Alves Corrêa, do município de Duque de Caxias, e nele se apresentaram as escolas municipais João Monteiro, Mata Atlântica, São Bento, Professor Ataliba de M. Domingues, Marques de Maricá, Professor Oswaldo de L. Rodrigues e Rita Sampaio Cartaxo, e a equipe da secretaria municipal adjunta de Meio Ambiente.
A banda Darcy Ribeiro comandou o terceiro pelotão que trouxe as escolas municipais Darcy Ribeiro, Vereador Aniceto Elias. E. M. Inoã, Casa da Criança de Inoã, Casa da Criança de Itaipuaçu, E.M. Prof. Robson Lôu, Vereador Osdevaldo M. da Matta, Rodrigo monteiro e E.M. Ministro Luis Sparano.
O quarto pelotão, acompanhado pela banda João Bezerra, foi composto pelas escolas municipais João da Silva Bezerra, Barra de Zacarias, Guaratiba, Lucio Thomé Guerra Feteira, Professora Alcione S.R da Silva, com apresentação da banda Halley, do Rio de Janeiro. Em seguida, aconteceu o desfile das unidades escolares Reginaldo D. dos Santos, Amanda Peña de A. Soares, E.M. Professora Dilza da Silva Sá Rego, João Pedro Machado, E.M. João Pedro Machado e a equipe da secretaria municipal adjunta de Turismo.
O quinto pelotão, com a presença da Banda CEM Joana Benedicta Rangel, contou com a participação de alunos e funcionários do CEM Joana Benedicta Rangel, Carlos Magno Legentil de Mattos, Joaquim Eugenio dos Santos, Antônio Lopes da Fontoura, Pindobas, Professora Dirce Marinho Gomes, Alfredo Nicolau da S. Junior e Marcus Vinicius C. Santana.
O sexto e último pelotão, acompanhado pela banda Darcy Ribeiro, teve a participação das unidades escolares Maurício Antunes de Carvalho, Reginaldo D. dos Santos, Antonio Lopes da Fontoura, Benvindo Taques Horta, Brasilina Coutinho e a equipe da secretaria municipal adjunta de Obras.
Um desfile cheio de intensões eleitoreiras, mas o tiro saiu pela culatra.
Fotos: Marcelo Bessa - Itaipuaçu Site
Um desfile cheio de intensões eleitoreiras, mas o tiro saiu pela culatra.
Fotos: Marcelo Bessa - Itaipuaçu Site