Creches de Maricá são usadas para estudo do Ministério da Educação
Implantadas há menos de dois meses em Maricá, as duas novas creches municipais - que funcionam em Cordeirinho e em Inoã – estão sendo utilizadas como unidades de referência para um estudo pedagógico do Ministério da Educação sobre a implantação de creches com verbas do Governo Federal.
Nesta quarta-feira, dia 03/07, a consultora do MEC para Educação Infantil, Maria da Graça Souza Horn, e a consultora técnica do Pro-Infância (responsável pela construção das novas creches em Maricá), Maria de Fatima Malheiro, acompanharam o funcionamento das unidades e entrevistaram a comunidade escolar sobre as características físicas dos prédios e o perfil socioeconômico das famílias dos alunos.
Maria da Graça explicou que o objetivo do estudo é fazer um diagnóstico das unidades, coletando dados e verificando sua aceitação junto à comunidade escolar, para a produção de um manual de orientação que dê subsídios para a implantação das futuras creches. “Tudo o que for coletado aqui servirá para aprimorar novos projetos, apontando o que deve ser melhorado”, destacou a representante do MEC.
Ainda segundo a consultora, os modelos de creches do Pró-Infância seguem um padrão arquitetônico que deve ser seguido por todos os municípios. No entanto, a consultora destacou que há detalhes no projeto que foram avaliados de forma diferente de acordo com as regiões do país. “O projeto prevê um amplo pátio externo aberto para a realização de diversas atividades, o que é ideal para cidades quentes como as do Nordeste. Mas, nos municípios da região Sul, todos são unânimes em considerar que o pátio deveria ser fechado”, explicou.
A secretária municipal de Educação, Marta Quinan, destacou algumas dificuldades enfrentadas em Maricá. “Uma das dificuldades foi a exigência de áreas planas de 2.740m2 para a construção das creches. Com o crescimento do mercado imobiliário há localidades em nossa cidade em que já está difícil encontrar terrenos livres com as especificações determinadas no projeto”, ressaltou.
A creche do Bosque Fundo, em Inoã, atende em período parcial a 254 alunos de dois a cinco anos e a unidade de Cordeirinho atende, em período integral, um total de 139 crianças na mesma faixa etária.