A sede administrativa do ECO - Esporte Clube Originários será na sede do Instituto Terra do Saber em Itaipuaçu e os treinos acontecerão em quase sua totalidade no campo do Dínamo em São José do Imbassai. Alguns treinos também poderão acontecer na sede do Ceres F. C. em Bangu na capital do estado.
Estiveram presentes na assinatura do contrato o presidente do Originários, Tupã Darci Nunes, o presidente do Ceres, Winston Soares, o presidente do Instituto Terra do Saber - Anderson Terra, que firmou convênio para ajudar administrativamente o clube, e demais membros das duas equipes.
Para o Tupã Darci Nunes, o momento é de celebração, trabalho e de realização de um sonho.
“É a realização de um grande sonho. A oportunidade do indígena ter voz, ter representatividade no esporte. Acreditamos muito projeto, nesses guerreiros que vem para ajudar o clube, em pensar lá na frente que poderemos ter um indígena jogando em grandes clubes. Isso é um sonho de milhares de indígenas que tem esse desejo e não tinha oportunidade e o povo indígena ama futebol. Nossos jogadores irão carregar a ancestralidade de mais de 500 povos e vão fazer a diferença”, celebrou Tupã.
A ideia da equipe ganhou força após a realização do primeiro campeonato Nacional Indígena que reuniu 92 equipes de diferentes regiões do país e de várias etnias. Atualmente estima-se que cerca de 25 jogadores indígenas atuem nas séries A, B, C e D do campeonato brasileiro, incluindo atletas titulares em grandes clubes como Barros volante do Vasco da Gama.
A diretoria dos Originários pretende participar de editais esportivos, incentivos públicos e patrocínio privado. O planejamento prevê ao longo de 2027 e 2028, a criação de categorias de base e futebol feminino, também com protagonismo Indígena.
ASSINATURA, VISITA AO CAMPO DO DÍNAMO E ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO
Após a assinatura no início da tarde da sexta feira 17/01, Anderson Terra, Ana Claudia (esposa de Anderson e estilista criadora da camisa do Originários), Tupã Darci Nunes, Winston Soares dentre outros, foram conhecer as instalações do Dínamo em São José do Imbassai, onde o time fará seus treinamentos e possivelmente algumas apresentações para o público e convidados. No local, participaram de uma entrevista para o programa REVISTA RIO da Rádio Nacional (1130 mHz), transmitida ao vivo.
A seguir, rumaram para o Restaurante Nordestino (Queijaria Pacheco) para o almoço de confraternização que contou também com a presença do indígena Edilson, de membros do Instituto Terra do Saber - Carlos e Rodrigo e do técnico Leandro Silva que comandará à beira do campo (por ser federado) os jogadores do Originários, que terá também um técnico indígena que fará toda a preparação da equipe para o Carioca Série C que começará em 28 de abril. O jornal Barão de Inohan (única mídia presente ao encontro, com o jornalista Pery Salgado), fará uma entrevista com o técnico indígena na sede do Instituto Terra do Saber em breve.
Ao término do almoço de confraternização, Tupã encontro com a chefe de gabinete do prefeito Washington Siqueira (o Quaquá) e informou do grande momento. Darlene parabenizou o feito em nome do prefeito e garantiu que o mesmo receberá a diretoria em breve, saudando mais essa grande conquista e feito para o município maricaense.
CERES F. C.
Com 30 anos no clube, Winston Soares está no seu segundo mandato e falando com exclusividade para o Barão de Inohan, disse da alegria de poder voltar a competir pelo cariocão agora com esta parceria com o Originários. O Ceres nasceu em 10 de julho de 1933, sua sede é no bairro de Bangu e seu último título foi de campeão carioca da série C no profissional e no sub-20 em 2019.
O técnico Leandro Silva já atuou em vários clubes do Brasil. Foi auxiliar técnico no Associação Atlética Anapolina de Goiás, do Joinville Esporte Clube de Santa Catarina quando sagrou-se Campeão Brasileiro da série C e Copa Santa Catarina e também atuou na Sociedade Esportiva Gama de Brasília.
Como técnico atuou no Angra dos Reis Esporte Clube do Rio de Janeiro conquistando o campeonato Carioca B1 de 2017 –e a Taça Valdir Amaral no mesmo ano.
Já teve passagens também pelos clubes Império Serrano Esporte Clube, Araruama Futebol Clube, Barra Mansa Futebol Clube e Campo Grande Atlético Clube conquistando títulos.
Está no Ceres Futebol Clube e será o técnico de campo acompanhando os jogadores no gramado por ser federado.
Na saída, com exclusividade, o jornalista Pery Salgado, ouviu o sentimento de gratidão e uma nova conquista de Anderson Terra, presidente do Instituto Terra do Saber.
com informações e fotos de Rodrigo Rebechi (Instituto Terra do Saber) e Pery Salgado (Barão de Inohan)












