terça-feira, 8 de abril de 2025

Vice-prefeito viaja ao Irã para participar de assembleia do Brics

 


Na madrugada da terça-feira (08/4), o vice-prefeito de Maricá, João Maurício de Souza (Joãozinho) que andava meio sumido, embarcou no Aeroporto Tom Jobim (Galeão) com destino a Teerã, capital do Irã, onde participará da assembleia do BRICS, bloco que reúne algumas das principais economias emergentes do mundo. Ele representa o prefeito Washington Quaquá (PT) na missão internacional.

Joãozinho afirmou que Maricá será sede de uma reunião do BRICS no próximo dia 25 de maio, reforçando o papel da cidade fluminense em eventos de destaque global.

O QUE O BRICS

O BRICS é uma cúpula de países emergentes composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e nos últimos anos passou a incluir outros países como observadores e convidados. O bloco foi criado com o objetivo de fortalecer os laços econômicos e políticos entre as nações emergentes, além de fomentar alternativas aos modelos tradicionais de financiamento internacional, assim como o G8 faz com as oito maiores economias do mundo.

Novo Banco de Desenvolvimento

Um dos principais resultados da cooperação entre os países do BRICS foi a criação do NDB - Novo Banco de Desenvolvimento, instituído oficialmente em 2015. A proposta do banco é financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, tanto nos países-membros quanto em outras nações em desenvolvimento.

Brasil da presidência do NBD

A presidência do NBD está, desde 2023, sob comando da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, cujo mandato vai até julho de 2025, com possibilidade de reeleição. A sede do banco está localizada em Xangai, na China.