O estado do Rio de Janeiro se prepara para um dos maiores feriadões dos últimos anos. Daqui a menos de um mês, cariocas e fluminenses e turistas poderão aproveitar uma pausa de até seis dias, entre a Sexta-Feira Santa (18 de abril) e São Jorge (23 de abril).
O período é considerado o mais extenso dos últimos cinco anos (sem levar o em consideração o período do G20, em novembro do passado, que também englobou seis dias, mas foi válido apenas para a capital fluminense).
Neste ano, muitas pessoas poderão descansar na Sexta-Feira Santa (18 de abril), sábado, domingo, Tiradentes (21 de abril, segunda-feira), emendar a terça-feira e finalizar com São Jorge (23 de abril, quarta-feira, feriado estadual).
O estado não tinha um recesso tão longo desde 2020, quando foram nove dias consecutivos, entre 18 e 26 de abril. Na época, os feriados de Tiradentes e São Jorge caíram numa terça e segunda-feira, formando uma sequência de folgas que englobou os cinco dias úteis e dois finais de semana. No entanto, devido à pandemia, a data acabou não sendo aproveitada para encontros e viagens.
De acordo com um levantamento da Fundação Visit Rio, os feriados de 2025 deverão injetar R$ 2,6 bilhões na economia da capital fluminense. Em entrevista à rádio CBN, Carlos Werneck. Presidente Executivo do Visit Rio, diz que este feriado prolongado no Rio deve incentivar, principalmente, o turismo regional.
Além do feriadão de abril, o Visit Rio considera outras datas importantes para o turismo em 2025. Entre elas, estão Corpus Christi (19 de junho) e Consciência Negra ( 20 de novembro), ambos em quintas-feiras, favorecendo viagens curtas. Já no Dia do Trabalho (1º de maio), a expectativa é que a cidade receba milhares de visitantes para um show gratuito da cantora Lady Gaga (foto acima) em Copacabana.