quarta-feira, 16 de abril de 2025

KÁTIA CRUZ ABRE O VERBO E QUESTIONA OS MOTIVOS DE SUA EXONERAÇÃO


Continua a novela da absurda exoneração (arbitrária segundo o SINEDUC), da diretora do CEPT, professora Kátia Cruz (confira matéria acessando https://obaraoj.blogspot.com/2025/04/sineduc-pede-explicacoes-semed-sobre.html). 

Nas redes sociais, muitos questionam a atitude intempestiva do prefeito, mas o mesmo admite que se estiver errado, não terá nenhum problema nem vergonha de voltar atrás.

Em mais uma postagem em sua rede social Instagram, Kátia faz mais um desabafo e muita história ainda está por vir e muitas cabeças poderão rolar, dando literalmente um sacode no executivo maricaense.

Diz a postagem de Kátia: "Quer dizer que esse foi o motivo da minha exoneração? A escola passará por uma "auditoria" para ver se eu protejo funcionário que não trabalha (logo eu, rs), se as notas das crianças estão boas, se o uso das verbas escolares foram adequados? 

Tudo que fazemos é passado e aprovado pelo Conselho Escolar. Fizemos quase todos os laboratórios que hoje o CEPT tem com verba própria, polimos o chão que soltava um pó terrível com verba própria, resolvemos várias situações com verba própria

Os índices  numéricos do Colégio Darcy Ribeiro, penúltimo que eu dirigi, atingiu seu ápice em IDEB e disciplina na minha  gestão, assim como o crescimento do Anisio (CEPT) para 2300 alunos e integral de 6º e 7º ano SEM ajuda de vcs, que implementei aos poucos e com responsabilidade. Já  que o prédio e recursos humanos são precários. Pq a ordem  recebida  pelo antigo secretário foi: quero integral do sexto ao nono de qualquer jeito! Mas eu não poderia  fazer isso. Seria irresponsabilidade. Não havia e não há menor condição. Nem de oferecer alimentação adequada por falta de merendeiras suficientes para preparar alimentos e falta de freezes para  estocar as carnes.

O que mais assusta: o atual prefeito NUNCA visitou a nossa escola, nunca trocou uma palavra se quer comigo. Nem sabe quem eu sou. É alimentado por fofocas.

Outro assombro: primeiro vem a exoneração repentina. Para depois vir a busca por justificativas que não vão encontrar? Ou querer forjar?

Tantas escolas desorganizadas, inclusie esta quando me foi entregue e o Darcy Ribeiro de Inoã também quando pediram minha ajuda para reconstruir coisas do incêndio que houve dentre outras questões.

Massssss... Vamos começar a auditoria, primeiro exonerando a Katia, depois vendo se ela errou ou não em algo pertinente  à enorme escola que ela dirige, mesmo cheia de precariedades dos governos anteriores. 

Quer achar gente que não  trabalha? Quer ver quem recebe supersalários, quem vai  quando quer ao trabalho? É só abrir sindicância na SEMED e perguntar aos peões de lá quem é quem!

Bora logo falar a verdade sobre os motivos de minha  repentina exoneração?

Eu questionei  isso!!! Privilégios lá dentro, não cumprimento  de cargas horárias que chegam ao acúmulo  de 80 horas semanais, supersalários, favorecimentos no processo de migração, votações arbitrárias para certas presidências protegidas! Não seria isso o verdadeiro corporativismo do qual me ataca??? 

Tudo isso está sendo questionado através de processo administrativo na PMM onde feri egos de protegidos.

Querem saber o outro  motivo? Não apoiei nenhum político  ou vereador por estar triste e decepcionada com o abandono que sofri, e segundo comentários de corredor, curti umas postagens de um vereador da oposição que achei pertinente.

Mais motivos? O prédio do CEPT foi entregue no verdadeiro  caos, ainda não estava na hora. Mas o nome de alguns  precisavam estar na placa de inauguração. Havia dias em que não tínhamos  luz, que os pombos cagavam tudo pois não  havia telas de proteção e tínhamos que chegar antes das  crianças para limpar tudo, funcionando apenas com 8 serventes naquele prédio gigante. Hoje, após muita luta, temos as telas de contenção.

 Antes da ETE (estação de tratamento de esgoto da Jardel Filho) funcionar (que só aconteceu no último dezembro) o esgoto retornava para dentro da escola e era jogado in natura pelos córregos da cidade, dito pelos próprios motoristas dos caminhões que retiravam.

 A PMM gasta milhões em aluguel de geradores à diesel desde 2019, e até hoje não temos energia da Enel e nossa subestação elétrica. A estrutura elétrica do prédio é precária! Frita diariamente queimando vários aparelhos.

Faltam mediadores para alunos PCD. Faltam inspetores de alunos. Faltam merendeiras. Trabalhei com grupo de mães  voluntárias por anos para poder fazer o dia a dia funcionar. Inclusive fazendo a merenda escolar.

DE TUDO ISSO tanto a SEMED quanto PMM sempre  souberam pq enviei vários relatórios e não  havia interesse  em resolver o problema.

Construí sozinha a relação com o Consulado da China, consegui apoio, parcerias e o respeito do Governo Chinês  com várias homenagens. Enquanto o meu governo me trata  como lixo.

E agora eu  sou o bode expiatório? Faça-me o favor sr. Prefeito. Tenha honra! Sabemos onde os erros se encontram. E sabemos também que sua decisão foi motivada por questões pessoais e políticas, conforme peço explicações no processo que moveram contra mim por insubordinação e exposição ao exigir certas respostas. E que conste, ainda  está em curso. SEM TRÂNSITO EM JULGADO.

ENTÃO, QUAL O VERDADEIRO MOTIVO DA MINHA EXONERAÇÃO TÃO REPENTINA?

TODA a comunidade está indignada pq sabe a verdade. Pega no pesado comigo. E a SEMED está calada pq vivemos no Marica meu país do CALE-SE.

Quer ver gasto de verba desnecessário? Se debruce sobre as infindáveis compras de livros da Moderna e extra classes que recebemos no ano passado.

Estou à sua disposição para esclarecimentos, já que nunca  esteve no CEPT para entender de fato como aquele elefante branco que me deram de 'presente' está de pé. 

P.S.: sei que seus olheiros de rede social alheia farão esse comunicado chegar a vossa excelência!"

Que a justiça seja logo feita e que Kátia retorne triunfal para a direção do CEPT, onde toda a comunidade escolar à espera.