Uma semana depois de matéria do jornal Barão de Inohan denunciando sobre o abandono da praça Orlando de Barros Pimentel, após os absurdos inúmeros shows e eventos que aconteceram no final do ano na principal paraça da cidade (https://obaraoj.blogspot.com/2025/03/praca-orlando-de-barros-pimentel-suja.html), a SOMAR colocou várias empresas terceirizadas começando um mutirão de manutenção e limpeza na praça.
A equipe de jardinagem começou a recuperação e replantio das plantas e flores que foram estragadas e pisoteadas durante os show e com a colocação desordenada de barracas em cima dos jardins (um verdadeiro absurdo).
O piso que estava imundo, começou a ser lavado e recuperado (ainda não está bom, pois estava muito encardido), mas já melhorou bastante.
Os canteiros revestidos de granito e mármores que estavam bastante pichados, começaram a ser limpos e lavados, com polimento nas pedras.
Os aparelhos públicos que estavam danificados, começaram a ser recuperados e o parque com brinquedos infantis, com grama sintética (toda desgastada e rasgada) foi todo retirado e novos brinquedos serão colocados no local, na recuperação das praças com brinquedos que a SOMAR começou a fazer.
Infelizmente, a presença de moradores em situação de rua que tem afastado famílias e estudantes da praça, continuam trazendo problema, brigas e muita sujeira, além do consumo de bebidas alcóolicas, sexo à noite e segundo informações, consumo também de drogas.
VAZAMENTO
Uma das empresas que cuida da manutenção da praça, informou que existe um vazamento de água localizado próximo a uma das árvores, mas este vazamento deverá ser reparado pela SANEMAR.
Mas a denúncia do jornal Barão de Inohan, mais uma vez ajudou a municipalidade em começar a resolver um problema que enfeia nossa cidade e a principal praça do município.