sábado, 5 de abril de 2025

CRIADA A LIGA DE BLOCOS DE MARICÁ. E NOSSAS ESCOLAS DE SAMBA?


Correndo atrás de mais apoio e visualização, aconteceu a primeira reunião para a formação da LBCTM - Liga dos Blocos Carnavalescos Culturais de Maricá. 

Na noite da quarta feira 03 de abril, 32 representantes de 20 blocos se reuniram no Auditório do Banco Mumbuca, no centro de Maricá, para dar início a essa iniciativa voltada para fortalecer o turismo e a cultura local.

A reunião, que teve início às 19 horas foi marcada por um ambiente de cooperação e diálogo. Todos os presentes contribuíram para a criação de uma diretoria colegiada, composta por dirigentes dos quatro distritos da cidade: Centro, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu.

Úrsula, diretora do Bloco Baiacu de Itaipuaçu e idealizadora da LBCTM, ressaltou a importância desse movimento. “A criação de uma liga de blocos será fundamental para que todos tenham voz e vez nas festividades da cidade. Isso nos uniu para ganharmos força diante das autoridades e patrocinadores”, afirmou. Ela destacou que o Programa Sacudindo os Tamborins, produzido pela TVi e exibido no dia 27 de fevereiro, foi o marco inicial para a formação da liga.

“Quero muito agradecer ao pessoal da produção da TVi por nos prestigiar e por se tornar parceiro inseparável dos blocos de Maricá”, completou.

A Força da Colaboração

Carlos Ferrer, diretor do Bloco da Diversidade, também se manifestou favoravelmente à nova estrutura. Ele, que este ano teve seu bloco contemplado com o título de Ponto de Cultura, defendeu que uma direção colegiada é o caminho ideal para evitar sentimentos de desprestígio e desarticular reações de vaidade. “Vejo grandes possibilidades desse projeto dar certo. A participação de mais blocos é essencial nas próximas reuniões”, disse Ferrer.

Carlos propôs que, neste primeiro momento, não se elegesse um presidente, mas sim um colegiado, para que as responsabilidades fossem compartilhadas. Essa abordagem visa garantir que todos se sintam incluídos e valorizados dentro do processo.

A próxima reunião está agendada para a primeira semana de maio, com data ainda a ser confirmada. Nela, por meio de voto direto, os membros da mesa diretora, conselho fiscal e tesoureiro serão escolhidos. Todos os interessados em participar da diretoria colegiada são incentivados a comparecer e se inscrever.

A ata da reunião anterior foi assinada por 20 pessoas e será lavrada em cartório. Segundo Úrsula, a diretoria colegiada não foi definida imediatamente para dar oportunidade àqueles que não puderam comparecer.

Um Novo Capítulo para o Carnaval de Maricá

A formação da LBCTM promete fortalecer o Carnaval de rua de Maricá, reunindo foliões e promovendo eventos que atraiam o turismo local. A expectativa é que essa união traga novas oportunidades para a cidade e eleve ainda mais a tradição carnavalesca maricaense.

E as escolas de Samba de Maricá?

É perfeita a criação desta liga, para acertar e acelerar o processo de identificação e fortalecimento dos blocos de Maricá, para que não caiam no esquecimento e TOTAL DESPREZO do atual governo, que simplesmente vem enterrando o tradicional carnaval maricaense, acabando de vez com as tradicionais escolas de samba da cidade, que geram empregos e movimentam o comércio da cidade durante pelo menos seis meses do ano.

O que mais nos espanta, é o silêncio ensurdecedor dos dirigentes das agremiações carnavalescas de Maricá, que se calam e se submetem a tais absurdos.

Enquanto isso, o 'escola oficial da cidade', com um orçamento de R$ 8 milhões, quase 10 vezes maior que a maioria das demais escolas da série ouro, termina o carnaval de 2025 com um pífio quinto lugar, mostrando que nem sempre MUITO DINHEIRO é o caminho para a vitória.

Baseado em matéria (e foto) de Marco Speziali
Edição Beto Video TVi