Incrédulos, revoltados e tristes. Esse é o resumo do quadro da comunidade escolar de Maricá, e de grande parte da população, ao saber da absurda exoneração da Professora Kátia Cruz, diretora do primeiro CEPT de Maricá, o Leonel de Moura Brizola, localizado na avenida Jardel Filho (antiga avenida 2), em Itaipuaçu, no Jardim Atlântico Central.
Segundo informações, não houve nenhuma notificação ou explicação plausível para a exoneração da professora que vem revolucionando o modelo de ensino em Maricá, fazendo do CEPT, uma referência de ensino no estado do Rio de Janeiro, trazendo para dentro do grande complexo escolar o Mandarim (uma das poucas escolas no Brasil a estreitar laços com a China), onde Kátia com sua equipe e pessoas de outras secretarias, realizaram em 2024, no governo Fabiano Horta viagens à China e também recebendo representantes do mais populoso país do mundo, hoje a maior potência econômica e tecnológica do planeta Terra para intercâmbio cultural.
No CEPT, Kátia trouxe inúmeras inovações, como o único planetário da cidade, a única sala de cinema do quarto distrito exclusivo para a comunidade escolar, além de outras novidades.
TODOS, inclusiva Kátia, foram pegos de surpresa na manhã da sexta feira 11 de abril, com a publicação no JOM - Jornal Oficial de Maricá.
Tentamos saber através de representantes da secretaria de comunicação a motivação do absurdo fato, mas esta secretaria não responde as demandas de vários veículos da cidade, principalmente aqueles que estão CENSURADOS.
Em todas as suas redes sociais, Kátia se despediu fazendo um breve resumo da sua grandiosa obra, principalmente à frente do Anísio Teixeira, que viu nascer em contêineres, sem nenhuma estrutura, que ainda assim, com todos os problemas, ela foi conseguindo modificar:
"Sr. Responsáveis e funcionários da estimada escola CEPT Leonel de Moura Brizola.
Encerro hoje minha missão como diretora desta incrível escola. Minha exoneração por ordem do atual prefeito foi publicada no D.O. do dia de hoje, sem uma explicação administrativa da motivação. Foram muitos anos de luta como professora, orientadora educacional, diretora da Creche Ceim José Carlos em Inoã, depois da Escola Municipal Darcy Ribeiro também em Inoã. Todas essas experiências anteriores me serviram para assumir junto com minha equipe o grande desafio que foi administrar o Anísio Teixeira ainda em módulos cheios de precariedades e necessidades. Mas juntos conseguimos oferecer o melhor que pudemos dentro das condições que tínhamos. Este é o terceiro ano de existência do CEPT, tenho a consciência tranquila do dever cumprido na montagem, criação de uma identidade, efetivação do programa interfronteiras, implantação gradual e responsável do tempo integral e instauração de diversos protocolos dessa desafiante escola de mais de 2 mil alunos e 400 funcionários no front até mesmo além das minhas forças físicas.
Vivemos tempos difíceis! Mas torço para que a nova equipe gestora a ser nomeada pela SEMED continue a desenvolver junto à todos vocês um trabalho possível!
Despeço-me a partir do dia de hoje, com estima e consideração à todos a quem pude servir por todos esses anos e, nos encontramos por ai, nas vielas de nossa vida.
Com carinho, Katia Cruz"
Várias foram as manifestações contrárias ao ato do prefeito Washington Siqueira (o Quaquá) nas redes sociais de Kátia:
"Meu Deus!!!! Não sei o que falar.
Há quase um ano, você recebeu a saúde dentro da unidade Escolar, com Respeito. Antes mesmo de eu entrar na Escola ,eu já conhecia sua garra, seu Profissionalismo, e principalmente, o ser humano, e Mulher forte. Obrigada por me receber tão bem."
"Quem perde é o município, você é e sempre será maravilhosa em tudo que faz, um exemplo a ser seguido."
"E a Educação perde mais uma vez. Quem trabalha duro, com visão de futuro e responsabilidade sempre estará fora. Afinal de contas a educação não da visibilidade pra políticos , o que dá são obras faraônicas, enquanto isso nossas crianças clamam pelo básico da constituição"
"Boa noite estou indignada, revoltado, com isso, minhas filhas estudam aí 5 anos, e gestão dela foi excelente, ela lutou por cada detalhe desse colégio, mesmo sabendo que o colégio não ia se entregue na data certa, ela juntou sua equipe e moveu montanha, para conseguir fazer a entrega o mais rápido possível, deu esperança para as mães voluntárias poderem trabalhar e com todo custo, muitas foram efetivadas. Isso é muito triste e revoltante."
"Mais de 2000 famílias (crianças) e + ou - 400 funcionários. Todos nós sabemos o quanto você FOI e É GUERREIRA"
"Um completo absurdo! Um tremendo desrespeito com toda a comunidade escolar, e principalmente com a pessoa que ela é uma gestora competente, aguerrida, comprometida e claramente apaixonada pela nossa escola."
"sem palavras. Nossa diretora Cátia Cruz vc deu o seu melhor smp. mt triste"
"Eu nem sei o que dizer com uma notícia dessas..... A educação perde, milhares de alunos perdem. Enfim, essa nova gestão veio simplesmente para acabar com tudo o que a outra acreditava e isso quer dizer a educação! Lamentável e revoltante."
A SEMED não se manifestou oficialmente. O Vereador Hadesh, líder do governo e presidente da comissão de educação da Câmara de Maricá, também não se manifestou (vamos aguardar sua manifestação e explicações na sessão da Câmara da segunda feira 14/04).
Quais surpresas mais virão???