Professores e diretores da rede pública municipal de Maricá finalmente foram comtemplados, após receberem o abono único de conectividade no valor de R$3.158,26. Além do abono único pago no final do mês de novembro, os professores receberão R$100,00 a mais no salário como abono conectividade mensal. A lei foi aprovada pelo prefeito Fabiano Horta.
Este abono tem a função de compensar o gasto com renovação de equipamentos como computadores e webcam necessário para a modalidade de aulas online. Esses eram pedidos do Sindicato dos Profissionais em Educação de Maricá desde o início das aulas remotas, já que, diferentemente do que muitos pensam, os professores chegaram a ter o dobro de trabalho nesse período, já que tinham que fazer tudo de casa e muitos não tinham devida estrutura necessária e em função da grande demanda pelos trabalhos realizados em home-office, por várias categorias durante o período mais severo da pandemia da covid-19, entre março de 2020 à julho de 2021, os equipamentos eletrônicos, como computadores e câmeras webcam, dentre outros, tiveram uma disparada de preços não só em função da alta demanda, mas também pela falta de peças no setor.
Segundo informações, este dinheiro vem do FUNDEB e apenas diretores (????) e professores tiveram direito ao abono, quando a lei aprovada na Câmara deixa claro que outras categorias também tem direito ao abono e ai, a gritaria começou e é grande: Orientadores, mediadores e professor de sala de recursos não receberam um centavo sequer.
A reportagem do Barão de Inohan entrou em contato com o vereador Hadesh (autor da lei), que informou que Orientadores (conforme a lei) receberam o abono. Informou também que está negociando com o executivo municipal a extensão do benefício aos professores de sala de recurso e aos inspetores escolares. Segundo Hadesh, as outras categorias são terceirizadas, não cabendo o abono. Informou ainda que a solicitação está adiantada e bem conduzida.
Entramos também e, contato com o sindicato de educação de Maricá para obter maiores informações, mas até o fechamento desta matéria às 13 horas, não obtivemos nenhuma resposta.
(MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO)
REAJUSTE SÓ EM JANEIRO
Equivocadamente, uma mídia de Maricá informou que o reajuste salarial, prometido pelo prefeito no dia dos servidores públicos conforme matéria publicada pelo Barão (https://obaraoj.blogspot.com/2021/10/no-dia-dos-servidores-publicos-fabiano.html), porém a matéria e mensagem do prefeito são bem claras, quando informam que o reajuste será aplicado em janeiro de 2022, como reproduzimos fielmente o texto abaixo:
Reajuste de 20% para professores da rede municipal
Vale lembrar que a Prefeitura de Maricá concedeu recentemente um reajuste de 20% no salário base dos professores da rede municipal de ensino. O prefeito Fabiano Horta anunciou a medida no dia 15 de outubro, Dia do Professor. O projeto de lei prevê ainda aumento de 10% para 12% nos valores das faixas de progressão por classes da categoria. Pelo Plano de Cargos e Salários da Educação de Maricá, existem hoje seis classes, de acordo com o nível de graduação do profissional, que podem ir desde o Ensino Médio Normal ao Pós-Doutorado. O reajuste também passa a valer a partir de janeiro de 2022.