Foi inaugurada, na manhã da quinta-feira (13), a nova sede da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop) de Maricá, localizada na Rua Luiz Alberto Ramos Machado, no bairro Parque Eldorado, região central da cidade. A sede contará com auditório para aproximar a população das discussões relacionadas à ordem pública do município.
O GGIM (local que abriga o sistema de monitoramento das câmeras de segurança - 132 por enquanto - de Maricá, na rua Barão de Inoã), continuará a funcionar na antiga sede da SEOP. A nova sede abrigará toda a parte administrativa da Seop, o antigo prédio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) funcionará com o monitoramento de câmeras, que será incrementado, como também funcionará a Coordenadoria Geral de Inteligência da Seop.
"Viemos demarcar mais um passo de uma política desenvolvida pela secretaria de ordem Pública no combate à criminalidade na cidade, que precisa ser pensada a todo momento, não pode ser feita de qualquer maneira. Esse prédio irá ainda aproximar a população através do Conselho de Segurança. O marco da Segurança Pública é um norte para o desenvolvimento da cidade”, ressaltou o prefeito Fabiano Horta.
Participaram da solenidade de inauguração o Secretário de Ordem Pública o Tenente-Coronel Júlio César Veras, o Presidente da Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (SOMAR) Renato Machado, o Prefeito Fabiano Horta, a primeira dama Rosana Horta, vereadores e funcionários da SEOP.
"A nova sede, como o galpão do Proeis, representa um avanço na ordem pública, dando condições de trabalho a seus técnicos com reflexo direto na qualidade da prestação do serviço à população. Na nova sede teremos toda a parte administrativa da Seop, a ouvidoria à disposição da população como também a implementação do projeto SEREMOS para homens agressores”, informou o secretário Julio Veras.
A Secretaria de Ordem Pública conta com 132 câmeras de monitoramento instaladas em vários pontos do município, 15 câmeras CFTV (circuito fechado de televisão), 30 câmeras CFTV monitorando o interior de prédios públicos e 86 câmeras OCR’s (reconhecimento ótico de caracteres) em 39 pontos estratégicos da cidade, além de uma frota de 41 veículos, entre carros, motos e uma base móvel.
PROEIS TEM NOVA SEDE EM INOÃ
Também na manhã desta quinta-feira (13), foi inaugurado a nova sede do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) em Maricá, localizado às margens da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), no bairro de Inoã, próximo ao módulo de segurança do bairro.
O local foi pensado estrategicamente para abrigar a nova sede, segundo o secretário Júlio César Veras, e será o pontapé inicial para melhoria da segurança pública da cidade.
Outros pontos serão implantados nos outros três distritos do município. O Proeis de Maricá tem sido referência no estado, afirmou o prefeito Fabiano Horta.