sexta-feira, 21 de agosto de 2020

MULTAS COMEÇAM A SER APLICADAS A PESSOAS SEM MÁSCARAS E A ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS

TAXA DE OCUPAÇÃO DE LEITOS COM PACIENTES DA COVID CAI DE 84, PARA 59%. DOS LEITOS AGORA OCUPADOS, 90% SÃO DE MORADORES DE FORA DE MARICÁ


A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem por meio de boletim divulgar diariamente as informações a respeito das medidas de prevenção quanto à propagação do novo coronavírus, mesmo não tendo caso confirmado na cidade.

Vale ressaltar que a Prefeitura criou uma área específica no site com todas as informações referentes ao Novo Coronavírus. 

O jornal Barão de Inohan e o Informativo CulturarTEEN estão juntos com a prefeitura nesta luta, pelas informações corretas e VERDADEIRAS, sem promover pânico desnecessário.


• A Nota Técnica semanal divulgada nesta sexta-feira (21/08) pela Secretaria de Saúde, que sustenta a decisão de manter a bandeira Amarela estágio 2. O município já tem
2.701 pessoas recuperadas da doença, e a menor taxa de letalidade da Região Metropolitana do Estado.

• Maricá registra, até esta sexta-feira (24/08), 3.064 casos confirmados de Covid-19, 97 óbitos. Estão curados da doença 2.765. Há no momento 202 casos ativos e 33 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

•A taxa de ocupação de leitos disponíveis para Covid-19 no período de 14/08 a 20/08 foi de 59,8%, dos quais 54,2% pacientes de outros municípios, para segundo levantamento semanal feito pela Secretaria de Saúde. Na semana passada a taxa era de 84%, sendo 48% de pacientes de outros municípios.

• O uso de máscara de proteção, uma das mais principais ações de combate à expansão da pandemia de Covid-19 na cidade, tornou-se obrigatório nas vias públicas de Maricá a partir de maio, mas há 15 dias foi aprovado na Câmara Municipal o projeto de lei nº 33/2020, que impõe sanções a quem for flagrado sem o equipamento. A medida foi publicada no Jornal Oficial de Maricá (JOM) do dia 05/08 e prevê aplicação de multas no valor de R$ 50 para pessoa física e de R$ 500 para os estabelecimentos que descumprirem as normas.

•No caso dos estabelecimentos comerciais, a fiscalização vem sendo feita pela Vigilância Sanitária e, segundo o órgão, desde a entrada em vigor já foram aplicadas sete autuações a estabelecimentos que não cumpriam as regras do decreto, em especial por permitirem a presença de clientes sem máscaras no interior. A maioria dos autuados fica em Itaipuaçu.

• A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informa que registra, até esta sexta-feira (21),207.036 casos confirmados e 15.202 óbitos pelo novo coronavírus no estado, e 185.904 pacientes se recuperaram da doença.