Os caminhões que transportam água de reuso (pelo menos é o que informam) para molhar os "belos canteiros" de plantas e flores que margeiam a RJ 106 (trecho maricaense do km 13 até o km 30) nos últimos dias tem sido alvo de vários comentários nas redes sociais, uma vez que estão sendo vistos em vários locais "regando" as "plantinhas". Até aí nada anormal, porém, nos últimos dias a chuva tem sido intensa em todo o município, o que não justificaria que as plantas sejam regadas.
Outro fato que tem chamado atenção (com menos frequência), é o fato dos caminhões pararem ao lado do local que vai ser regado (até aí, nada anormal e extremamente justo) e com bastante sinalização (cones que impedem o acesso de veículos na faixa onde o caminhão precisa ficar parado), às vezes causando alguma retenção, visto que o caminhão ocupa uma das faixas de rolamento.
Mas um fato chamou atenção na manhã da quarta feira 26/8, no km 30 da RJ 106 (no perigoso cruzamento com a a RJ 114 Maricá x Itaboraí). Um caminhão pipa parou (supostamente sem atrapalhar o trânsito), mas em uma posição em que colocava em riscos os motoristas que vinham pela RJ 106 (sentido Saquarema Niterói) e principalmente os veículos que cruzavam a RJ 106 indo na direção de Ubatiba, Silvado, Lagarto e Itaboraí. É que o local onde o caminhão parou, os motoristas ficavam sem visão para cruzarem a estrada e os que vinham na direção Saquarema Niteroi, se deparavam de reprente com veículos tentando cruzar a rodovia.
Detalhe: no local, nenhuma sinalização, nenhum agente de trânsito, nenhum Guarda Municipal, nenhum servidor municipal da SOMAR para fazer a orientação do perigoso cruzamento. Outro detalhe, é que o motorista do caminhão (que realmente não tem obrigação que controlar o trânsito), conversava tranquilamente com outra pessoa, enquanto os motoristas se arriscavam.
Esperamos que fatos como este não mais aconteçam, para que não tenhamos que nos lamentar por um acidente que pode ser de graves proporções.