O prefeito, Fabiano Horta, sancionou lei que aplica multa em pessoas que despejarem lixo nas ruas de Maricá. O projeto de Lei de autoria do vereador Rony Peterson (PR) prevê a proibição e aplicação de multa em quem jogar, colocar ou abandonar lixo de qualquer natureza nas vias públicas, caracterizando como dano ao Meio Ambiente.
De acordo com o PL, que foi elogiado pelos demais vereadores, qualquer pessoa poderá denunciar o indivíduo que realizar tal ação. As denúncias poderão ser feitas à Prefeitura de Maricá. Quem infringir a lei receberá multas que variam entre 10 e 100 Unidades Financeiras de Maricá (Ufimas). Rony Peterson pediu apoio da população no cumprimento da lei.
“Quero falar, pois tivermos duas leis que foram sancionadas, que fala sobre proibição e multa do lixo lançado em via pública. Pedimos que olhem com carinho para essa lei. Não só para as ruas, mas pelos rios e canais. Pois passamos por períodos complicados de chuva. Aquele papel de bala que você joga no chão pode entupir um bueiro e pode causar danos irreversíveis”.