Uma representação foi protocolada no Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro por moradores de Itaipuaçu, em decorrência das ultimas chuvas que alagaram o condomínio Minha Casa Minha Vida e adjacências do loteamento Jardim Atlântico.
O documento com 12 páginas tem como objeto a ação omissiva por parte do poder público municipal que acabaram provocando toda essa tragédia.
"Os canais e valas estão com mato alto e sem manilhas, o que provocou os alagamentos. Existem locais em que a água fica represada em razão de afunilamento por falta de manilhas e da existência de mato, provocando os alagamentos e enchentes. Agora resolveram fazer uma pequena dragagem emergencial, nos fundos do condomínio Minha Casa Minha Vida, deixando um trator parado na frente do condomínio referido apenas como propaganda, portanto, o alagamento foi em decorrência da omissão da prefeitura. Agora a prefeitura vem avaliar os motivos. Somente. Na verdade, os rios e canais estavam obstruídos, e portanto, o alagamento foi em decorrência da omissão da prefeitura." - Afirma o morador e autor da representação.