Na noite da segunda feira 22 de junho, o PSD Maricá realizou o 1º Forum Permanente de Políticas Públicas de Maricá, com a presença da Deputada Estadual Delegada Martha Rocha (PSD), Delegado Sérgio Caldas chefe da 4º Departamento de Polícias do Rio de Janeiro (que cuida das delegacias do interior de Cabo Frio à Maricá), do Delagado Titular da 82 DP Julio César Mulatinho, da Sra. Anna Maria Quintanilha - Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Maricá (ligado ao ISP), do Sr. Eduardo Souza - Presidente da Fammar, do Sr. Adélio - Presidente da Associação Comercial de Maricá, e do Dr. André Luiz - Diretor do CDL Maricá. Presidindo a mesa e o fórum, o Sr. Alexandre Oliveira Aoliveira - presidente do PSD Maricá.
Anna Maria Quintanilha presidente do CCS Maricá fala das demandas pretendidas |
Após apresentação dos presentes conduzida por Alexandre Oliveira, a Deputada Martha Rocha falou do objetivo do fórum (confira video) e os presentes à mesa fizeram perguntas e promoveram demandas ao fórum onde a Deputada Martha Rocha, e os delegados Sérgio Caldas e Julio Mulatinho deram explicações.
Foi instalado um grupo de estudos e acompanhamento das demandas geradas neste primeiro forum (aumento de efetivo policial para Maricá e uma extensão da 82 DP em Inoã e Itaipuaçu) que irá se reunir nas próximas semanas para discutir e acompanhar o andamento das solicitações.
Julio Cesar Mulatinho titular da 82 DP falando aos presentes |
Fazem parte deste grupo o presidente do PSD Maricá, Alexandre Oliveira, o jornalista Pery Salgado, a presidente do CCS Maricá, Anna Maria Quintanilha, o radialista Roberto Alves da Total FM, Dr. André Luiz diretor do CDL e Adélio Silva presidente do ACM.
A sociedade civil pode se manifestar após as falas dos assentados à mesa de trabalho.
Fizeram uso da palavra o Sr. Airton Becale que questionou se a Deputada Martha Rocha estaria como parlamentar criando alguma lei para melhorar a qualidade do policiamento no estado, o Sr.Luiz da Ammari que solicitou mais policiamento para Itaipuaçu e o jornalista Pery Salgado que falou do sistema Hora Marcada, onde os registros de ocorrências (a exceção de furtos de veículos e homicídios), podem ser feitos via internet.
Airton Becale questiona a Deputada Martha Rocha |
O jornalista lamentou a ausência da imprensa de Maricá (apenas o jornal Barão de Inohan e CulturarTEEN estavam presentes), e di poder público municipal, que embora convidados, tanto executivo quanto legislativo, não se fizeram presentes.
Comentou da cidade escura, com péssima iluminação, do terminal rodoviário do centro onde jovens furam maconha e usam outros tóxicos além de cometerem outras atitudes ilícitas além de pequenos furtos e falou que ao solicitar na quinta feira 18 de junho às 17:25 h uma viatura para o local, através do 190, não foi atendido, e só conseguiu alguma ajuda indo diretamente a 4ª Cia.
Jornalista Pery Salgado lamentou a ausência do executivo e do legislativo municipal e do restante da imprensa maricaense |
Afirmou que o 190 é uma arma fantástica para os bandidos e pediu que fosse revista essa forma de comunicação ou sua extinção, o que foi aplaudido por todos os presentes. A deputada Martha Rocha afirmou que levaria a reclamação à comissões de segurança da ALERJ e a chefia das Policias do Rio de Janeiro e complementou que em estudos realizados com mulheres e mães no estado do Rio, sobre o que era mais importante em termos de segurança, a maior solicitação foi justamente uma melhor iluminação nas ruas das cidades dos municípios.
Deputad Estadual Delgada Martha Rocha fazendo suas considerações |
Presente também ao fórum, o suplente de Deputado Estadual - Marcelo Delaroli (PR) e o jovem Victor Bernardo, presidente do PR Jovem de Maricá.
Também presente o empresário Jorge Factorine (Mister Mônaco), outros empresários e sociedade civil.
Sr. Bernardo e Victor Bernardo, presidente do PR Jovem Maricá |
Jornalista Pery Salgado, Delegado Sérgio Caldas, Deputada Estadual Delegada Martha Rocha |
Marcelo Delaroli e Jorge Factorine |
Confira o video feito pela jornalista Rosely Pelegrino com o então delegado da 82 DP e tire suas conclusões: