Sábado deverá ter pancadas de chuva no Rio, diz Inmet
Chegada de frente fria deixa tempo instável na capital fluminense.
Cidade não tem registro de chuva significativa desde 17 de janeiro.
O longo período de estiagem no Rio deve ser interrompido neste sábado (15), conforme previsão da meteorologia. Não chove na cidade desde 17 de janeiro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chegada de uma frente fria pelo oceano deixará o tempo instável e deverá provocar pancadas de chuva entre a tarde e a noite.
Recordes de calor
O verão 2014 tem sido escaldante no Rio. De acordo com o Inmet, o Rio está mais quente que o Piauí e que todas as outras capitais do país e enfrentou o janeiro mais quente e seco dos últimos 30 anos.
A cidade registrou três recordes de calor desde o começo do ano. Em 4 de fevereiro, ostermômetros chegaram a 40,8°C, com sensação térmica de 57°C, conforme medição do Inmet em Santa Cruz, na Zona Oeste. No dia anterior, também em Santa Cruz, a máxima registrada foi de 40,6°C. O maior registro anterior deste ano foi feito em 3 de janeiro, quando os termômetros marcaram 40,3°C na Vila Militar.
Segundo o Inmet, a temperatura mais alta já registrada no Rio é também a maior do Brasil. O registro foi em 14 de Janeiro de 1984, quando o calor chegou a 43,2°C.