Os benefícios 'dados' pelos governos petistas em Maricá, principalmente durante os 8 anos do governo de Fabiano Horta, trouxeram uma série de vantagens para os assistidos que conseguiram se manter durante a pandemia e se erguer pós pandemia, principalmente com a criação do PPT (programa de PROTEÇÃO ao trabalhador), que formalizou um grande número de novos micro-empreendedores, colocou (junto com o RBC - Renda Básica Cidadania, Auxílio Cuidar, Mumbucão, Auxílio Recomeçar sem Violência, dentre outros) em circulação na economia da cidade algo em torno de R$ 20 milhões mensais, gerando novos empregos, ajudando a abrir novos comércios e serviços, fazendo a roda da economia girar amplamente em Maricá. Cerca de mais de metade da população maricaense, recebia de alguma forma (cumprindo as regras), pelo menos um benefício.
Mas desde 2022, começamos a notar alguns desvios, dentro da própria secretaria de economia solidária, Banco Mumbuca e outras secretarias diretamente envolvidas. O jornal Barão de Inohan começou a receber uma série de denúncias de pessoas que estavam recebendo algum benefício sem precisar dos mesmos (muitos altos funcionários da prefeitura que usavam o benefício em almoços nos caros self-services do centro de Maricá) e de pessoas de fora da cidade que estariam (principalmente em épocas de eleições trocando votos por algum benefício) recebendo algum dos vários benefícios.
Solicitamos em várias matérias que o RECADASTRAMENTO FOSSE FEITO, para dar rumo certo aos benefícios, mas infelizmente com eleições a cada dois anos e os benefícios virando importante moeda de troca, os recadastramento não aconteceram (por uma série de interesses).
Com a chegada do terceiro mandato de Washington Siqueira (o Quaquá), em um dos seus primeiros atos, este ACABOU com o PPT (que foi festejado por todos inclusive pelo atual prefeito, quando da sua criação https://obaraoj.blogspot.com/2025/01/exclusivo-parecer-tecnico-sobre-o-ppt.html) prejudicando diretamente cerca de 20 mil beneficiários e retirando só com o fim do PPT cerca de R$ 12 milhões por mês da economia da cidade. Resultado: a cidade está parando, lojas estão fechando, microsemprrendedores faliram ou estão em portas da falência, tendo que vender tudo o que conquistaram para pagar contas e até PARA COMER! Até o COTA 10 foi confiscado (alguém sabe dizer quando os beneficiários terão acesso a poupança do COTA 10?
RECADASTRAMENTO
Na segunda feira 07/7 começou o recadastramento do RBC, e cerca de 40 mil beneficiários forem diretamente afetados, a maioria perdendo seus benefícios e ficando à mingua, sem conseguir saber o real motivo, sem conseguir se recadastrar (os relatos de desorganização nos CRAS, na secretaria de Economia Solidária e no Banco Mumbuca é enorme, com pessoas despreparadas para o atendimento) e ATÔNITAS COM A SITUAÇÃO.
Centenas já estão se movimentando para manifestações, criando vários grupos em redes sociais e informando que a promessa do prefeito de criação de grupos para irem nas casas dos beneficiados para fazer o devido recadastramento, mas nada aconteceu.
Milhares de assistidos denunciam que os benefícios foram CANCELADOS e segundo informações da própria prefeitura, estes só poderão ter nova oportunidade quando abrir novo cadastramento, uma ENORME COVARDIA com os beneficiários que não estão tendo nenhum oportunidade de fazer qualquer alegação ou DEFESA.
Sim, voltamos a dizer que o RECADASTRAMENTO é necessário, mas não desta forma, sem critérios, e com pessoas DESPREPARADAS para momento tão delicado.
PROBLEMA PODERÁ SER MAIOR AINDA
Mães atípicas, que cuidam dos seus filhos PCDs correm o risco de perder seus benefícios o que aumentará substancialmente o problema social, além do caso dos beneficiários do programa MUMBUCÃO, onde protetoras de animais recebem até 1000 mumbucas (referente a dez cãese/ou gatos e muitas tem bem mais do que isso) e já estão passando sufoco pois as rações e vacinas subiram de preço enormemente e os benefícios não foram reajustados e que se perderem poderão colocar centenas de animais nas ruas trazendo vários outros problemas sociais e de saúde coletiva.
Maricá está PARANDO, Maricá está triste como nunca esteve. Vive à sombra do medo, das vinganças e está literalmente virando UM BARRIL DE PÓLVORA, preste a explodir, basta alguém acender o fósforo.
Um dos maiores grupos em redes sociais você pode acessar através do link https://chat.whatsapp.com/DmqLwbObnnFGPJLx9yNKPm
O jornal Barão de Inohan abraça os beneficiários prejudicados e toda a população maricaense recebendo denúncias através do WhatsApp 21 99556-9567.