CCS MARICÁ DÁ POSSE A NOVA DIRETORIA PARA O PERÍODO 2025/2027 (vídeo)
Os membros natos do CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança ligado ao ISP - Instituto de Segurança Pública do governo do estado) - delegado Claudio Vieira, titular da 82 DP e Major Yeddo - comandante da 6ª Cia do 12º BPM deram posse à nova diretoria do CCS Maricá, no início da noite da quarta feira 30 de julho, na sede da ACM - Associação Comercial de Maricá.
Nas eleições marcadas desde o dia 25 de junho, um dia após a última reunião no bairro de Cordeirinho, onde a presidente Anna Maria Quintanilha informou que naquela reunião estaria terminando o seu mandato referente a julho de 2023 a junho de 2025 e estaria entregando o comando do CCS Maricá aos membros natos (delegado da 82 DP e comandante da 6ª Cia do 12º BPM), apenas uma chapa se credenciou devidamente seguindo os ritos do ISP e em 30 de julho, com todos os nomes aprovados, foram aclamados e tomaram posse para o biênio julho de 2025 até junho de 2027.
Fazem parte da diretoria:
Presidente: Anna Maria Quintanilha
Vice Presidente: Misael Santos
1ª Secretaria: Priscilla Danille
2ª Secretaria: Regina Gomes
Diretor de Assuntos Comunitários: Uelligton de Souza e Silva
Diretor de Comunicação: José Pery Salgado
Comissão de Ética:
- Danielle Torres - Sônia Mello - Antônio Carlos Cunha.
Por motivos particulares, Uellington Silva (diretor de Assuntos Comunitários) e Danielle Torres (comissão de ética), não puderam comparecer à posse.
Empossados, o delegado da 82 DP convidou Anna Maria Quintanilha para assumir a presidência do CCS Maricá e para conduzir a reunião, onde abriu a palavra aos (infelizmente) poucos presentes.
A empresária e comunicadora Gabrielle Gomes solicitou maior empenho da 6ª Cia no patrulhamento do entorno do terminal rodoviário de Itaipuaçu e da rua 1, onde vários assaltos e furtos à lojas estão acontecendo há vários meses.
Gabrielle informou que após vários acontecimentos e sem nenhuma ajuda substancial, solicitou à uma mídia de Maricá que divulgasse os problemas e após a publicação a única que receberam foi a visita da fiscalização da secretaria de postura nos comércios da região.
Major Yeddo falou que tomou conhecimento dos fatos lamentáveis, mas voltou a pedir que os prejudicados façam os devidos registros em delegacia, para que se consolide a 'mancha criminal' e com isso possa promover ações nos locais indicados. Salientou que sem essa mancha criminal ele não pode executar ações corretivas, mas ainda assim disse, que mesmo com o baixo efetivo da 6ª Cia, realiza várias ações preventivas.
Professor Gilson Paixão perguntou sobre o quantitativo de comunidades existentes em Maricá e se estas todas estariam com pontos de vendas de drogas. O delegado da 82 DP, informou que infelizmente não precisa ser uma comunidade para ter a venda de drogas, que podem existir em todos os locais, mas as comunidades que hoje mais são motivos de cuidados são os dois MCMV, de Inoã e Itaipuaçu, mas o bairro Amizade, Risca Faca e a região do Cocadinha (no Boqueirão) também merecem bastante atenção, informando que o CV - Comando Vermelho é a facção que predomina na cidade.
Outro morador de Itaipuaçu, o líder comunitário Jean Carlos, perguntou quando acontecerão ações no Parque Vera Cruz e Recanto III, informando que já foram vistos meliantes andando armados e até portando fuzis nas ruas destas comunidades, o que causou espécie ao comandante da 6ª Cia, que disse que irá intensificar o patrulhamento no local.
Voltando a falar, o professor Gilson disse da importância da presença de representantes das secretarias de trânsito, transportes, postura dentre outras e Anna Maria Quintanilha informou que todos os meses envia ofícios para estas secretarias e também para a saúde, educação, mulher, assistência social, meio ambiente e turismo para que venham participar das reuniões e ouvir as demandas da população, mas dificilmente aparecem. Nesta reunião NENHUM REPRESENTANTE DA SEGURANÇA PÚBLICA DE MARICÁ esteve presente, fato que causou espécie.
É importante registrar que nesta reunião o sub-secretário de planejamento da saúde Sandro Ronquetti esteve presente para a posse da nova diretoria do CCS, mas terminada a posse, se retirou.
CELULARES ENTREGUES
O delegado da 82 DP informou sobre a entrega dos 1.400 celulares feita em 22 de julho pela polícia civil, fruto de recuperação de aparelhos apreendidos com meliantes e outros entregues por pessoas que compraram aparelhos supostamente furtados. Destes 1400, 700 foram entregues na cidade da polícia, 400 na Baixada Fluminense e 300 na região metropolitana e interior do estado, que compreende 79 municípios, sendo que destes 300, 09 foram entregues pela 82 DP, ou seja, a delegacia de Maricá entregou quase três vezes mais aparelhos que as demais cidades que compreendem estes 79 municípios.
Major Yeddo apresentou os números de furtos, roubos, violência doméstica e roubo de cargas na região central nos últimos meses, reiterando a importância do registro de ocorrências para criação da mancha criminal, facilitando ações futuras da companhia.
PRÓXIMA REUNIÃO
A próxima reunião acontecerá provavelmente no dia 22 de agosto após às 18 horas como uma das atividades da EXPO MARICÁ 2025, na rua Alvares de Castro, mas sujeita a confirmação.