Maricá cria duas novas secretarias voltadas ao meio ambiente e à gestão hídrica. É o município brasileiro com maior quantidade de secretarias no Brasil (40).
Mesmo informando que está fazendo uma série de cortes 'para enxugar a máquina' (demitindo vários servidores), nos benefícios (através de recadastramentos que deveriam ter sido feitos desde 2023), o prefeito de Maricá - Washington Siqueira (o Quaquá), criou mais duas secretarias que abrigará dois vereadores.
Em meio a grande revolta popular onde muitos tiveram seus benefícios CANCELADOS e outros bloqueados (e onde o prefeito saldou que o fato economizou R$ 42 milhões aos cofres públicos), a Câmara Municipal de Maricá aprovou, com dois votos contrários, o Projeto de Lei Complementar nº 009/2025, de autoria do Executivo, que cria duas novas pastas no organograma da administração municipal: a Secretaria de Transição Climática e Resiliência Ambiental e a Secretaria de Recursos Hídricos e Minerais que na verdade poderiam (e deveriam) estar abrigadas dentro de uma única secretaria já existente a de AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE.
A proposta foi aprovada com os votos contrários dos vereadores Ricardinho Netuno e Chiquinho, ambos do PL. Com a sanção do prefeito, as novas secretarias passam a integrar oficialmente a estrutura do governo, que chegará a 40 secretarias, sem contar empresas públicas, autarquias, empresas de economia mista e órgãos de assessoramento e controle.
Foco ambiental e climático
A Secretaria de Transição Climática e Resiliência Ambiental será responsável por formular políticas públicas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas, com ações como a elaboração do Plano Municipal de Ação Climática; projetos de mitigação de gases de efeito estufa; incentivo a energias limpas, mobilidade sustentável e reflorestamento; estímulo à economia circular e agroecologia; ações de resiliência urbana e rural diante de eventos extremos; articulação com instituições nacionais e internacionais; monitoramento de indicadores climáticos com divulgação pública. O secretário será o vereador Dr. Richard Alter Seal que nunca passou pelo executivo municipal.
Gestão hídrica e mineração
Já a nova Secretaria de Recursos Hídricos e Minerais terá como missão principal a gestão integrada da água e dos recursos minerais no município. Entre suas atribuições estão a formulação de políticas públicas para o uso sustentável da água e mineração; fiscalização e monitoramento dos corpos hídricos; ações educativas sobre preservação; atualização do cadastro municipal de usuários de água e empreendimentos mineradores; articulação com órgãos ambientais e instituições de pesquisa.
Na questão da água (que Maricá não tem), com certeza a secretaria terá muito trabalho a fazer para descobrir o líquido precioso e/ou como trazê-lo para Maricá.
O vereador e advogado Julio Carolino voltará ao executivo municipal. Este já tem amplo conhecimento da máquina pública, pois foi por cerca de 4 anos secretário de agricultura de Maricá, no governo Fabiano Horta, colocando Maricá no cenário mundial da alimentação sustentável.
CLIMA TENSO EM MARICÁ
Enquanto isso, desde a segunda feira começou o recadastramento do RBC (fato que deveria ter acontecido desde 2023, onde várias irregularidades já haviam sido detectadas) e milhares de usuários perderam seus benefícios, alguns informando que foram BLOQUEADOS (o que poderá ser revertido) e outros informando que foram CANCELADOS (perdendo em definitivo o benefício e só podendo retornar em um futuro cadastramento), revoltando grande parte da população que de alguma forma é dependente destes benefícios para alimentar suas famílias, comprar remédios e ajudar a pagar suas contas. Enquanto isso, vemos vários comércios (alguns tradicionais) fechando as portas e aumentando o desemprego e a crise na cidade.
Os relatos de pessoas DESESPERADAS é enorme e grande parte da população atingida promete uma manifestação para segunda feira 14/7.