A Secretaria de Defesa do Consumidor e em parceria com a Secretaria de Educação, realizou a formatura do Procon Sênior na quinta-feira (03/07) com a certificação de 70 alunos da Escola do Idoso de Itaipuaçu. Durante o curso, os idosos receberam conhecimentos básicos sobre os direitos do consumidor para que não sejam vítimas de golpes e/ou fraudes, bem como informações sobre educação financeira.
O programa Procon Sênior tem como objetivo atender os consumidores maricaenses da terceira idade, visando conscientizá-los com conhecimentos básicos sobre os direitos do consumidor, alertar para fraudes, golpes bancários e de empréstimo, além de informar e dar dicas sobre organização financeira.
A Gerente de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação, Adriana Ribeiro comentou a importância dos idosos tenham orientação para evitar serem vítimas de fraudes. "Essa é uma escola de inclusão social, não priorizamos somente o conhecimento cognitivo, a gente prioriza o resgate da cidadania. O Procon Sênior faz orientação jurídica, trabalhamos com eles os direitos da terceira idade e o interessante é que todos os funcionamentos que são passados, conseguimos ver que os alunos colocam em prática", comentou.
Dados do órgão de proteção ao crédito Serasa Experian apontam que, em 2024, o Brasil teve 11.509.214 tentativas de fraude, com aumento de 9,4% em relação a 2023. Observando apenas os casos envolvendo vítimas com 60 anos ou mais, o crescimento foi ainda maior: 11,9%.
“A gente acredita que esse público está muito vulnerável. Eles acabam sofrendo golpes até por falta de informação. A tecnologia está avançando e os idosos, em muitos casos, não tem acesso a essa tecnologia. Acreditamos que é importante trazer esse tipo de conhecimento para que eles tenham consciência dos próprios direitos”, afirmou Bárbara Villas Boas, coordenadora pedagógica da Secretaria de Defesa do Consumidor.