quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

SECTRAN NÃO CONSEGUE DAR CONTA DE TANTAS INFRAÇÕES EM MARICÁ

 

Cidade crescendo, veículos se multiplicando, desordem urbana cada vez maior e ruas do mesmo tamanho e largura que há 50 anos atrás. Existe solução?

Sim, o DEVIDO ORDENAMENTO, mas parece que temos uma SECTRAN - secretaria de trânsito bem intencionada (embora muitos digam que o inferno está cheio de gente bem intencionada), mas que tem ORIENTADORES DE TRÂNSITO sem devido preparo, onde vemos alguns lugares, três, quatro e até cinco juntos, batendo cabeça sendo que apenas um ou dois acabam efetivamente trabalhando corretamente (vide rotatória da Mumbuca, que em breve FINALMENTE NÃO EXISTIRÁ MAIS.

Vemos alguns Guardas Municipais cedidos pela SEOP, para serem AGENTES DE TRÂNSITO e com isso tentarem ordenar o trânsito (que uma infinidade de MAUSTORISTAS como chamamos aqueles motoristas irresponsáveis e que fazem o querem), e tendo o poder de infracionar quando necessário.

Recentemente a SECTRAN realizou um concurso público e pelas informações recebidas pelo Barão de Inohan, cerca 45% do efetivo de ORIENTADORES DE TRÂNSITO, participou do concurso para novos AGENTES DE TRÂNSITO e pasmem... NENHUM FOI APROVADO. A nota mínima de corte foi 82 e dos orientadores que participaram, a maior nota conquistada foi 78.

PEDESTRE QUE SE LASQUE

Obviamente (e ainda bem) nem todos são assim, mas um leitor nos enviou uma foto bastante significativa, com um ORIENTADOR DE TRÂNSITO de costas para os pedestres, que se viram sozinhos em um traffic calming próximo ao terminal rodoviário e com enorme fluxo de pedestres, colocando-os em risco eminente.  

Também sabemos que hoje o pedestre já sabedor dos seus direitos, ABUSAM e se metem nas faixas e traffic calimngs, desafiando os veículos, que por vezes são obrigados a pararem abruptamente, ocasionando colisões. O assunto foi debatido na última reunião do CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança), no dia 19/12, no Barroco.

MOTORISTAS PARAM ONDE QUEREM

O jornal Barão de Inohan já fez diversas matérias sobre o abuso de motoristas que param onde bem entendem, e isso não acontecesse só com carros particulares, mas com veículos maiores de entrega, e a situação acaba ficando crítica no bairro do Flamengo, na avenida Roberto Silveira, onde em alguns horários, em frente a padaria Lady Day e supermercado Bonanza, a pista (que recebe enorme fluxo de veículos em direção ao centro da cidade ou em direção a RJ 106), é ocupada com fila dupla de carros estacionados e veículos de descarga de mercadorias, deixando a avenida com uma única faixa e SEM NENHUM ORIENTADOR DE TRÂNSITO NO LOCAL, embora já tenhamos feito a denúncia INÚMERAS vezes diretamente ao secretário de trânsito.


Se o problema existe e é grave e NINGUÉM resolve, ele se potencializa em vias de menor fluxo, onde os MAUSTORISTAS param onde querem, na contra mão, sem que nada aconteça. Enquanto isso, uma infinidade de GMs e agentes de trânsito ficam concentrados nas ruas do centro infracionando sem a devida orientação (que na verdade deveria ter sido realizada pelos ORIENTADORES DE TRÂNSITO, ou então, para que que eles servem?).

Será que é fácil notar o infrator em frente ao convento?

O "espertalhão" com certeza não tem o cartão de deficiente físico e também não quis pagar a vaga do Maricá Rotativo: solução que encontrou, parar em cima da faixa zebrada que é utilizada por veículos de portadores de deficiência para carga e descarga pela porta traseira.