quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Saúde conclui obras da Unidade de Pronto Atendimento Municipal Santa Rita (Posto da 83), em Itaipuaçu

 Espaço de urgência e emergência conta agora com áreas ampliadas, melhorias estruturais, novo mobiliário e programação visual, além da continuidade da briosa equipe de médicos, enfermeiros, técnicos e demais funcionários capitaneados por Berg.


A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, entregou na quarta-feira (17/01) as obras de adequação da Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM) Santa Rita, localizada na Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36 com rua 83), no Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu. O espaço de urgência e emergência atende 24 horas e recebeu melhorias para qualificar a assistência à população, incluindo a duplicação do número de consultórios médicos, reestruturação e climatização da recepção e a adequação do trauma.

A unidade também passou a contar com sala de procedimentos, de ouvidoria, novo mobiliário para diversas áreas e uma farmácia ampliada. Em outra frente, foi implantada uma nova identidade visual à UPAM, com pintura, adesivos microperfurados, quadros informativos e alusivos à saúde. A autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) realizou o paisagismo da área externa, com área verde e plantio de mudas adequadas à região.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Fabiano Horta ressaltou o papel fundamental da unidade para o distrito de Itaipuaçu, pontuando as melhorias e a assistência de ponta.

“Agradeço a cada profissional da área que ajudou nessa construção, reafirmando os princípios do SUS com atendimento de qualidade e humanização. Todos que entram nesta unidade têm o entendimento dos avanços que construímos na Urgência e Emergência, e agora a UPAM tem mais consultórios, recepção reestruturada e fluxo que cumpre uma lógica ainda melhor. O novo Santa Rita é a unidade mais acolhedora da rede de saúde de Maricá”, destacou o prefeito.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, afirmou que a adequação da UPAM Santa Rita fará a diferença no cotidiano, com acolhimento qualificado e serviços essenciais para um distrito em crescimento.

“É uma alegria participar dessa entrega. A população de Maricá aumenta e a UPAM Santa Rita é uma resposta a esse crescimento, principalmente de Itaipuaçu, com melhorias que trazem mais qualidade, estrutura e humanização. Após o atendimento, o paciente recebe o medicamento na farmácia da unidade, um diferencial da nossa Rede de Urgência e Emergência. Seguiremos requalificando e expandindo os serviços para ampliar o acesso”, garantiu.

A cerimônia de entrega também teve a presença de outros secretários municipais, vereadores, gestores da saúde e profissionais da unidade.

Assistência qualificada em Itaipuaçu

O Pronto Atendimento Municipal Santa Rita é fundamental para o quarto distrito, oferecendo atendimentos de urgência e emergência em clínica médica e pediatria 24 horas. Na área de trauma, os pacientes recebidos são estabilizados e, posteriormente, transferidos para unidades de retaguarda, como os hospitais municipais de São José do Imbassaí, e Conde Modesto Leal, no Centro.

A unidade está localizada em uma área estratégica, próximo às principais ruas de Itaipuaçu. O espaço completou seis anos de funcionamento no dia 28 de dezembro de 2023 e, atualmente, realiza cerca de 6 mil atendimentos por mês, o que evidencia a sua importância.

Mas uma grande obra além de fundamental, só funciona devido a equipe que se esmera no atendimento dos pacientes, sendo estes tratados com carinho, mais atenção e calor humano, fatores cobrados de Berg, gerente da unidade.

Para Juliana Nogueira, subsecretária da Rede de Urgência e Emergência da cidade, as adequações da UPAM Santa Rita simbolizam avanços e um novo momento para os atendidos no local.

“Essa entrega é um marco histórico para a UPAM Santa Rita e agradeço a participação efetiva de todos nessa construção. Fui diretora técnica da unidade por quase três anos e tenho muito orgulho do que ela era e o que se tornou hoje. Esse é o resultado da ação coletiva e um presente para a gestão, os profissionais da unidade e, principalmente, à população”, concluiu.