quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

NA REUNIÃO DO CCS MARICÁ SOBRE O CARNAVAL, MAIS DÚVIDAS DO QUE RESPOSTAS


 No final da tarde chuvosa da terça feira 23/01 entre 17 e 19 horas, no salão de festas da capela de São Pedro, em Araçatiba, aconteceu a primeira reunião do CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança, vinculado ao ISP - Instituto de Segurança Pública) de 2024. O tema principal da reunião PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA PARA O CARNAVAL na verdade, deixou mais dúvidas do que certezas àqueles que estiveram presentes ao encontro.

Com o apoio da AMAR - Associação de Moradores de Araçatiba, a reunião coordenada pela presidente do CCS Maricá - Anna Maria Quintanilha, contou com a presença na mesa diretora do Comandante da 6ª Cia do 12º BPM - Major Yedoo (promovido recentemente da patente de Capitão para Major pelos relevantes serviços prestados em Maricá), do Comandante da Guarda Municipal de Maricá - Inspetor Carlos Eduardo, dos Inspetores Ivan e Andreia da 82 DP (representando o delegado Bruno), da Inspetora Ana - coordenadora do PROEIS Maricá, do Sargento Cardoso da 7ª UPAM - Unidade de Policia Ambiental, do vereador Danilo Santos - presidente da comissão de segurança da Câmara de Maricá, do Inspetor Jean - coordenador do SISOSP - Sistema Operacional de Monitoramento da secretaria de segurança de Maricá e do presidente da AMAR - Associação de Moradores de Araçatiba.

Estiveram presentes também, o presidente da NOVA que agrega diversas associações de moradores de Maricá - Sr. Misael Santos (do Conselho Deliberativo do CCS Maricá), da Sra. Thayná Vila Real - presidente da AMA MANU (Associação de Moradores e Amigos do Manu Manuela), do jornalista Pery Salgado (diretor da AIM - Associação de Imprensa de Maricá e editor do jornal Barão de Inohan).

Após as falas iniciais dos participantes da mesa diretora, começaram os questionamentos dos participantes e um dos itens da pauta era sobre os resultados das festas de final de ano e o balanço de 2023. O comandante da 6ª Cia, informou que o final do ano foi tranquilo em todos os pontos de Ponta Negra à Itaipuaçu, a exceção dos participantes de rolezinhos no centro de Ponta Negra e na orla de Itaipuaçu, onde em ações conjuntas da 6ª Cia e da Guarda Municipal, mais de 250 motos foram abordadas e 34 delas foram apreendidas e autuadas. Segundo o Major Yedoo e o Inspetor Carlos Eduardo, essas operações conjuntas continuam sendo realizadas e continuarão de modo mais intenso no período do carnaval.

Sobre o balanço de 2023, o Inspetor Ivan da 82 DP trouxe os dados comparativos de 2022 e 2023, informando que o número de furtos houve uma redução de 0,1% e de roubos de 0,7%. Já os crimes de estelionato aumentaram em 0,8% e de violência contra a mulher (Maria da Penha), aumentaram em 0,7% (Maricá registrou o número recorde de 93 estupros em 2023, o maior de sua história). O inspetor informou que a delegacia recebeu um novo policial especializado em crimes de estelionato e três novos policiais para o atendimento dos casos de violência contra mulher e uma policia responsável pelos crimes sexuais. Ratificou a importância dos registros de ocorrências, para que o mapa de mancha criminal possa ser feito corretamente e façam a devida orientação às ações da polícia militar.

Anna Maria informou que a 82 DP passou de categoria GRANDE, para EXTRA GRANDE e mais uma vez informou que reiterou o pedido ao ISP para que a nova central de flagrante venha para Maricá, terminando a via crucis que tanto a Polícia Militar quanto até mesmo a Guarda Municipal, precisam cumprir em caso de prisão em flagrante delito, indo até a 82 DP e depois se deslocando até a 76 DP no centro de Niterói.

A inspetora Andreia informou que mesmo ainda tendo que irem até a 76 DP PARA O REGISTRO DE FLAGRANTE, agora não há mais necessidade da vitima acompanhar o autor e este é entregue na 76 DP de modo mais rápido, agilizando o trabalho das equipes para que retornem logo para Maricá, não deixando em parte a cidade desguarnecida.

AÇÕES PARA O CARNAVAL

O primeiro a perguntar sobre as ações de segurança sobre as festas de Momo, foi o jornalista Pery Salgado, que mais uma lamentou o DESCASO das secretarias convidadas pelo CCS (inclusive protocolando ofícios) e exclusivamente para esta reunião, tendo a intervenção direta do vereador Danilo Santos que entrou em contato com os secretários das pastas de TRÂNSITO, TRANSPORTE, POSTURA, TURISMO, ASSISTÊNCIA SOCIAL e SAÚDE, convidando-os para participar e informar as ações para o carnaval e NENHUM DELES COMPARECEU, literalmente IGNORANDO e DESRESPEITANDO tanto o CCS Maricá, quando a população.

O jornalista mais uma lembrou que POR FALTA DE UM LOCAL DE EVENTOS E EXPOSIÇÕES, os desfiles de carnaval acontecerão na "Passarela do Samba Adélia Breve" - na Rua Abreu Rangel e avenida Vereador Francisco da Costa. Lembrou o jornalista que o já caótico trânsito de Maricá, ficará ainda mais caótico com a interdição do principal eixo de fluxo de veículos do centro Maricá, potencializado pelas obras que tomam conta de várias ruas do centro e perguntou se estas obras irão terminar até o carnaval, pois em caso de conflitos, as pedras que estão nas obras poderão servir de arma para estes agressores. 

Lamentando a ausência das secretarias, principalmente a de turismo, para informar o que acontecerá nos 17 pontos previstos de desfiles, quis o jornalista saber sobre o trânsito, se eixos viários importantes como a estrada de Itaipuaçu voltará a ser interditada para a passagem do Tromba Nervosa e de vários outros grande blocos da região, ou se os desfiles irão para a orla como aconteceu em 2023, dando mais segurança aos participantes e evitando transtornos não só no trânsito assim como nos comércios da região que são invadidos e até saqueados. Porém, com a ausência destes secretários e/ou seus representantes, todos os presentes e a população ficou sem resposta, o que muito preocupou o presidente da NOVA que fez coro com a fala do jornalista e do presidente da AMAR que ainda, a 20 dias do carnaval, não tem ciência dos eventos que acontecerão na orla da lagoa, deixando os moradores de Araçatiba em polvorosa.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, este está se baseando em fatos e ações realizadas em 2023, até que tudo seja devida informado. Já o comandante da 6ª Cia, disse que no início do ano esteve com o secretário de turismo para pedir a programação do carnaval em todos os pontos previstos para poder fazer a programação da companhia e em 10 de janeiro recebeu as devidas informações, garantindo que tudo está pronto porém não será divulgado, o que acabou sendo criticado pelo vereador Danilo Santos, que disse que todas as informações deveriam ser passadas para a população e torná-las públicas, dizendo que também, nada foi informado ao legislativo municipal sobre os festejos do carnaval.

O inspetor Jean do SIOSP, informou que desde 02 de janeiro de 2024, o coordenador do COMAR - Centro de Operações de Maricá - secretário Victor Andrade da Silveira, passou a ser o responsável da coordenação de todas as secretarias para os grandes eventos municipais, ou seja, a reunião com todas as pastas diretamente envolvidas JÁ DEVERIA TER ACONTECIDO.

Anna Maria Quintanilha afirmou mais uma vez que a reunião da cúpula da segurança no GGIM deveria acontecer sim antes dos festejos para um total e correto planejamento.

PROBLEMAS NO MANU MANUELA

A presidente da associação do Manu Manuela, Sra. Thayná, pediu que a 6ª Cia e Guarda Municipal verifiquem problemas de segurança no bairro, principalmente em função das obras da nova passarela, onde o ponto de ônibus precisou ser deslocado e o novo local não tem ainda uma boa iluminação pública e aproveitou para falar de uma nova rota alternativa que passa por trás do DOM ATACADISTA, que está sendo usado por moradores e usuários da loja, para poderem acessar o retorno, pedindo que esta rota (hoje não oficial), passe a ser oficializada e asfaltada para segurança de todos.

MORADORES DE ARAÇATIBA RECLAMAM QUE LINHA E11 NÃO ESTÁ COMPLETANDO O ITINERÁRIO.

O presidente da AMAR denunciou que mesmo depois do término do Natal Iluminado em 07 de janeiro, os ônibus que fazem a linha E11 (Centro x Araçatiba), não estão indo até a praça Tiradentes (final da linha), e ao chegar no ponto próximo ao Fórum e a Capela de São Pedro, retornam para o centro, fazendo com que alguns moradores tenham que andar quase um quilômetro para chegar em suas residências, problema que aumenta em dias de chuva e à noite, por questão de segurança.

O jornalista Pery Salgado disse que daria uma posição já no dia seguinte após entrar em contato com a direção da EPT, e assim aconteceu, com o diretor de tráfego Sr. José Paulo informando que como o trânsito ainda bloqueado na altura do restaurante Bora Bora, os ônibus não tem como passar e como realizar uma manobra com segurança no local. Pelo visto, os moradores só terão a linha em seu itinerário normal, após o carnaval, o que configura grande transtorno e desrespeito com os moradores de Araçatiba (https://obaraoj.blogspot.com/2024/01/moradores-denunciam-que-onibus-das.html).

Outras pequenas demandas foram apresentadas na reunião e anotadas para que providências possam tomadas. Mais uma vez, nenhum representante da FAMMAR participou da reunião.

A próxima reunião do CCS Maricá, ainda sem local definido, acontecerá provavelmente no dia 20 de fevereiro. O presidente da AMAR, aproveitou para convocar e convidar os moradores de Araçatiba para a reunião da associação no sábado dia 03 de fevereiro às 10 horas no salão de festas da capela de São Pedro.